14 de abril é o dia mundial do café.
Para o Comendador Rui Nabeiro, fundador e presidente da Delta Cafés, para os portugueses é uma bebida querida, muito simpática, agradável e que faz companhia e amigos ( ) tomar café é um gozo e uma satisfação. Alguns podem chamar um vício, mas eu penso que é um prazer. Eu bebo quatro a cinco café por dia e dá-me sempre felicidade quando o bebo, disse à Rádio Campo Maior.
Não podemos pedir mais consumo aos portugueses
Relativamente ao tema de que a secretária-geral da Associação Industrial e Comercial do Café apelar ao consumo da bebida na ordem dos 50 por cento nos próximos cinco anos, para igualar à média europeia, o empresário Rui Nabeiro, adverte que o pedido não foi feliz.
Temos é de pedir a Deus para continuarmos a ter a manutenção e o crescimento da vida social que temos tido ( ) temos de ter em atenção o problema atual dos portugueses e não podemos pedir mais consumo. Para obter o crescimento podemos sempre olhar para o mercado externo e, isso sim, é que é importante na vida comercial e empresarial.
Em Portugal cada pessoa consome 4,7 quilos de café por ano, valor abaixo do consumo médio no resto da Europa, que é de 6,4 quilos.