Um incêndio deflagrou na tarde desta quinta-feira, dia 22, na Herdade de Belver, localizada na estrada da Ajuda, no concelho de Elvas. O alerta foi dado cerca das 16.30 e no combate às chamas esteve um meio aéreo, seis viaturas de combate direto e uma equipa da força especial de bombeiros. No local estiveram 45 homens das corporações de Elvas, Campo Maior, Sousel, Arronches, Monforte e Alandroal.
Miguel Carvalho, do Comando de operações, destacou a prontidaão no “ataque inicial às chamas que foi muito forte e musculado, apesar do calor e do vento”. De acordo com este responsável a área ardida ronda os “oito hectares de restolho e eucaliptal”.
O cavaleiro tauromáquico Joaquim Bastinhas, proprietário da Herdade, acompanhou os trabalhos de combate às chamas e elogiou a pronta atuação dos meios, quer aéreos quer terrestres, e afirmou que as causas que podem estar na origem do incêndio “são desconhecidas”. Na Herdade, palco do incêndio, pastavam algumas centenas de cabeças de gado, que sairam ilesas do fogo.
O incêndio entrou em fase de rescaldo por volta das 17.30.