Skip to content

Cerca de duas mil crianças voltam a encher o Coliseu de Elvas para tocar ronca e cantar ao Menino

As crianças do pré-escolar, 1º e 2º ciclos do concelho de Elvas voltam a encher, na manhã desta terça-feira, 16 de dezembro, o Coliseu da cidade, para tocar ronca e cantar ao menino, em mais uma edição do projeto “Viver a Tradição”, promovido pela associação juvenil Arkus.

Ao todo, revela Raquel Pirota, uma das responsáveis da associação e da organização da iniciativa, estarão reunidas neste evento, que a associação tentou inscrever no ano passado no livro de records do Guiness, “perto de duas mil crianças”.

“Em termos de logística, temos vindo a tentar melhorar sempre os pontos menos positivos dos anos anteriores. Vamos manter as animações, sempre corridas, num evento aberto aos pais, com as entradas e saídas muito controladas, juntamente com o Município e com o PSP de Elvas. Queremos que isto seja um evento animado, bem-disposto, que corra tudo pelo melhor e que o foco sejam as crianças. É este o nosso objetivo”, garante Raquel Pirota.

Para assegurar a animação do evento, escolas e diferentes instituições colaboram, neste dia, com a Arkus, a quem a responsável agradece. “São eles que animam as crianças, desde as 9 horas até ao meio-dia, porque o nosso objetivo, e foi uma coisa que melhorámos e muito no projeto, foi haver sempre uma animação no palco, porque estamos a falar de crianças que estão há muitas horas no mesmo sítio. Nós não queremos que elas se aborreçam, queremos que elas estejam sempre animadas, divertidas”, acrescenta a responsável.

Mas o momento mais aguardado e “emocionante” é quando os elementos do grupo das Roncas d’Elvas sobem ao palco, para, de seguida, acompanharem todas as crianças a interpretarem diferentes temas de Natal, sempre acompanhados ao som da ronca.

Dizendo que, com este projeto, hoje as crianças do concelho de Elvas já sabem o que é uma ronca e o que significa cantar ao menino, Raquel Pirota diz ainda que o momento em todos cantam a uma só voz, no coliseu, juntamente com o grupo Roncas d’Elvas, é sempre único.

Para além das crianças, o evento reúne sempre encarregados de educação e profissionais da área educativa.

Compartilhe este artigo: