
A oitava edição do Festival dos Grous, evento promovido pelo Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA) de Campo Maior, realiza-se este fim de semana, dias 6 e 7 de dezembro, com as atividades destinadas à comunidade escolar marcadas para os dias 10 e 12.
“Continuamos com este nosso projeto de conservação da natureza, de promoção do território e também do desenvolvimento local. Tal qual como nos programas anteriores, continuamos com uma parte orientada para o público em geral e uma outra orientada para a comunidade educativa e também para a componente mais sénior, cultivando aqui uma intergeracionalidade nesta abordagem das espécies, da conservação e do desenvolvimento local”, começa por dizer João Sanguinho, membro do GEDA e um dos responsáveis pela organização do festival.
Este sábado, dia 6, o ponto de encontro é em Ouguela, junto às antigas escolas primárias, para observação de grous e aves estepárias entre as 8h30 e a 12h30, hora em que será servido o almoço. De tarde, será inaugurada a exposição “Entre Lentes e Asas”, da autoria do jovem campomaiorense Miguel Florentino e logo de seguida decorrerão as Jornadas Técnicas, na Casa do Governador, em Ouguela.
“As jornadas técnicas têm um painel alargado e apresentam sempre alguma novidade, têm sempre uma abordagem nova, porque a temática ambiental e estas questões da avifauna centram-se sempre muito nos projetos de investigação que se desenvolvem”, adianta o responsável, que adianta que participam na sessão investigadores do CIBIO, da Universidade do Porto, bem como da Universidade da Extremadura.
“Este ano temos também uma abordagem nova, que tem a ver com a importância que a arquitetura pode ter para com as aves, portanto a arquitetura bird friendly neste caso. Estamos todos com muita expectativa para conhecer esta novidade e esta nova abordagem”, acrescenta.
Já no domingo, dia 7, a caminhada Percurso dos Grous será percorrida pela manhã, num dia em que o ponto de encontro é o Centro Ambiental do Xévora. No final da caminhada haverá almoço com degustação de produtos regionais. Os participantes deslocam-se depois até à aldeia de Juromenha para uma observação de grous no Rio Guadiana.
O VIII Festival dos Grous é uma iniciativa do GEDA – Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura em parceria com o Município de Campo Maior, enquadrado no projeto Eurobird, apoiado pelo Interreg através do FEDER, em período pós-financiamento.
















