
De 12 a 14 de setembro, Mora volta a ser palco de um dos maiores eventos de promoção económica, cultural e associativa da região: a ExpoMora.
Realizado no Pavilhão Municipal de Exposições do Parque de Feiras de Mora, e em toda a área envolvente, o certame reúne cerca de uma centena de expositores, entre empresas, associações, produtores locais e diversas entidades, numa verdadeira mostra da dinâmica e da riqueza do concelho.
“A novidade para este ano serão os artistas principais, porque o resto vamos manter”, começa por dizer Paula Chuço, presidente da Câmara Municipal de Mora, dando conta que a temática do certame é, desta feita, dedicada às associações. “Vamos começar, como costumamos sempre, com a fanfarra dos bombeiros e os grupos de cantares do nosso concelho, para mostrar a nossa cultura. E depois vamos ter os cantores do palco principal: José Cid na sexta, Plutónio no sábado e Cuca Roseta no domingo”, adianta.
O sábado contará uma programação dedicada aos jovens. “Vamos ter uma manhã desportiva e depois temos a apresentação de um livro. Pela segunda vez temos a entrega de diplomas ao voluntariado jovem para a natureza e florestas. Temos tido uma equipa, este ano, muito grande, 38 jovens que tivemos, portanto, na parte da sensibilização e limpeza das florestas, e vai ser na ExpoMora que vão receber o diploma e uma pequena lembrança que também temos para eles. Depois, mais uma vez, vamos mostrar aquilo que é nosso, os alunos da Música da EMA, a nossa escola municipal de artes. Por fim, temos o Plutónio para dar seguimento a um sábado dedicado a cem por cento aos nossos jovens”, adianta a autarca.
Mais uma vez, com o programa preparado, a Câmara Municipal de Mora procura dar resposta a todas as faixas etárias. “Temos o José Cid que sabemos que agrada a todos, o sábado dedicado aos jovens, e o espetáculo da Cuca Roseta penso que será dedicado a uma faixa etária que não é velha, mas já não é para os jovens. E depois temos o rancho, temos os bombos, temos aqui uma grande panóplia de eventos para poder dar resposta a quem nos visita”, sublinha Paula Chuço.
A expectativa da autarca é que sejam muitos aqueles que passem pelo certame: “que possam estar de manhã à noite no nosso recinto e que saiam daqui bastante satisfeitos com o programa que nós, cuidadosamente, preparamos para eles”.