Skip to content

Com novo evento, Arronches procura dinamizar e divulgar o porco alentejano

Arronches prepara-se para celebrar uma das principais riquezas gastronómicas e culturais da região, com a primeira edição do festival “Saberes e Sabores do Porco Alentejo”, a decorrer entre esta sexta-feira e domingo, de 28 a 30 de março.

A ter lugar no Espaço Multiusos do Rossio, o evento, para o qual a Câmara Municipal tem expectativas “muito elevadas”, diz o presidente, João Crespo, é “muito importante” para Arronches. “Este evento vai ser o ponto alto para a dinamização e divulgação do porco alentejano”, assegura o autarca.

Com um programa “muito variado”, o festival, numa vertente mais técnica, contará com conferências e mesas redondas, durante as quais serão debatidas uma raça que, não estando em vias de extinção, “corre alguns riscos”. “É importante falar sobre o tema e trazer o porco alentejano para a ribalta”, garante João Crespo.  

À componente mais técnica do evento, juntam-se as mais diversas iniciativas e atividades, com destaque para os espetáculos musicais e culturais, para a gastronomia, o artesanato e a venda de produtos locais. “Teremos a presença de alguns grupos para fazer a animação, durante todo o evento, e teremos também shoowcookings, degustações e aliámos os enchidos de porco aos vinhos”, revela ainda o presidente da Câmara.

Esta primeira edição dofestival “Saberes e Sabores do Porco Alentejo” arranca esta sexta-feira, às 10 horas, com um conjunto de conferências, estando a inauguração marcada para as 17 horas, na presença do secretário de Estado da Agricultura, João Moura. Após a abertura oficial, haverá atuação itinerante do Grupo das Pedrinhas de Arronches, sessão de showcooking com o chef Luís Aranha, atuação da Tuna da Academia Sénior de Arronches e do Grupo de Sevilhanas “Flamencura” e espetáculos musicais com Gromicho e DJ Brat.

A programação completa do evento para conhecer aqui.

Compartilhe este artigo: