Os intervalos das aulas das turmas de 1º Ciclo de todo o Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, isto é, das escolas da Boa-Fé, de Alcáçova e da Raposeira, estão este ano letivo mais divertidos, tendo em conta a implementação do projeto “Ludorrecreios”, desenvolvido por duas animadoras socioculturais da associação da juvenil Arkus.
Através deste projeto, as crianças, mesmo a brincar, garante Raquel Pirota, da associação, estão a aprender. Os intervalos são agora “mais dinâmicos e ativos”, tendo sido este um projeto solicitado pelo próprio agrupamento. “Foi um contacto do agrupamento para a nossa associação e nós achámos logo o projeto muito interessante”, adianta a responsável, que explica que o trabalho de preparação do “Ludorrecreios” foi feito durante o verão, para que pudesse ser implementado logo no início deste ano letivo.
“Em parceria com o agrupamento, o pessoal docente e não docente, temos trabalhado a planificação. Entregámos uma sugestão, que foi trabalhada consoante a realidade de cada escola e cada turma, porque nós estamos a trabalhar por ano”, revela Raquel Pirota.
Em causa estão as mais diversas atividades, como dança, música, expressão dramática, expressão plástica e jogos tradicionais. Até ao momento, e tendo em conta o feedback, quer dos professores, quer dos pais das crianças, este projeto tem-se revelado “uma mais-valia”. “Eles estão ocupados e o intervalo acaba por passar a correr”, acrescenta.
O projeto foi delineado para ter a sua conclusão no final do atual ano letivo, mas devido ao seu “sucesso”, Raquel Pirota espera que o mesmo possa ter uma continuidade, em 2025/2026.