Em São Vicente, o dia 1 de junho será de solidariedade em prol de Manel Maria Cardoso, um menino de apenas quatro anos, que luta contra uma doença oncológica.
Com a organização de uma tourada à vara larga, de uma caminhada e de um passeio de bicicleta, um grupo de amigos da mãe de Manel, que é natural desta freguesia do concelho de Elvas, quis contribuir, desta forma, para esta causa.
Uma das responsáveis pela iniciativa, Joana Cobra, que revela que os pais de Manel, neste momento, se veem impedidos de trabalhar para acompanhar o filho ao IPO e estarem com ele a “cem por cento”, revela que rapidamente outros amigos se quiseram juntar a ela e à sua mãe, dando também o seu contributo para este evento solidário.
“A nossa ideia foi fazer uma tourada à vara larga, porque na nossa aldeia é o que mais chama o pessoal. Entretanto, mais amigos quiseram juntar-se a esta iniciativa, para fazer uma caminhada e um passeio de bicicleta. Também Santa Eulália se quis associar para realizar um passeio de motos antigas”, adianta Joana Cobra.
Garantindo que só querem “dar uma ajuda”, Joana lembra que, muito recentemente, também em Évora, decorreu um evento, com o mesmo fim, que “chamou centenas de pessoas”. “Estamos cá para ajudar naquilo que for preciso, pelo Manel. As verbas angariadas vão na totalidade para o Manel”, assegura.
Entretanto, estão já a ser vendidas rifas, para que um cabaz de alimentos, com produtos oferecidos pelos estabelecimentos de São Vicente, possa ser sorteado no dia 1. Quanto à tourada, adianta Joana, terá início às 16h30, na Praça de Touros de São Vicente, com gado cedido pela ganadaria Irmãos Serpa. A entrada tem um custo de três euros.
A responsabilidade pela organização da caminhada e do passeio de bicicleta é da Associação Vicentina. Manuel Anastácio, presidente da direção da associação, assegura que tudo resulta de “uma questão de solidariedade de um grupo de amigos”. “Juntámo-nos para, de alguma forma, ajudar a colmatar os problemas que advêm da situação para esta família, visto que a vida daquela casa mudou”, explica Manuel Anastácio, que garante que, neste dia solidário, “cada um apoia naquilo que pode fazer”.
O passeio de ciclismo, de 80 quilómetros, parte pelas 9 horas, na Rua de Elvas, enquanto a caminhada, com um percurso de seis quilómetros, começa meia hora mais tarde, no mesmo local. A intenção da organização é que se consiga “reunir o máximo de pessoas possível, para que o resultado seja agradável e se possa atingir o objetivo”.
As inscrições para estas duas iniciativas desportivas, com um custo de cinco euros cada, podem ser feitas na Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, através do email avcd@sapo.pt ou por um dos seguintes contactos: 965 195 814 e 967 954 143.
Para além da Associação Vicentina e da Ganadaria Irmãos Serpa, este evento solidário conta também com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa e de outras entidades, a quem a organização agradece a colaboração.