Meteorologia: Alerta amarelo para Chuva e vento forte

chuvaTodos os distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva acompanhada de trovoada, vento forte e agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso amarelo para a chuva vai estar em vigor entre as 12 horas de hoje e as 9 horas de quinta-feira e para o vento entre as 18 horas de quinta-feira e as 9 horas de sexta-feira.

O aviso laranja é emitido quando o IPMA considera que a situação meteorológica implica um risco moderado a elevado, enquanto o amarelo identifica risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do centro e sul céu geralmente muito nublado, períodos de chuva a partir da manhã no litoral, estendendo-se às regiões do interior, passando a aguaceiros por vezes fortes que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para vento fraco, tornando-se moderado do quadrante sul, sendo temporariamente forte com rajadas até 60 quilómetros/hora no litoral e nas terras altas a partir do fim da manhã.