Romaria Pascal de regresso à Capela de Nossa Senhora da Ajuda

À semelhança do que já aconteceu no ano passado, a Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso volta a promover uma Romaria Pascal na Capela de Nossa Senhora da Ajuda, em Elvas, entre domingo e segunda-feira, dias 31 de março e 1 de abril.

Ainda que, todos os anos, muita gente rume até à Ajuda, para passar a Páscoa no campo, a junta de freguesia, como explica o presidente Joaquim Amante, tem vindo a tentar recuperar a componente mais religiosa desta tradição. “Começámos em conversas com o senhor Arcebispo, apresentámos-lhe um projeto para a recuperação da Capela da Ajuda, em que tivemos a aprovação e o interesse do senhor Arcebispo, que achou a nossa iniciativa muito positiva e, em colaboração com a Arquidiocese de Évora, estamos a recuperar a capela”, recorda.

No domingo, no âmbito desta Romaria Pascal, será rezado o terço, a partir das 21 horas. A missa, seguida de procissão, está marcada para segunda-feira, às 16 horas.

No ano passado, quando a junta retomou a realização desta romaria junto à capela, a adesão foi significativa, “dentro das expectativas”. “Com a continuidade dos anos, esperamos sempre que vá aumentando. Há mais divulgação e a capela vai estando mais embelezada, o que vai trazendo mais pessoal”, acrescenta Joaquim Amante.

A intenção da junta de freguesia é que, num futuro próximo, possa ser criada uma comissão de festas, capaz de dar outra animação a esta romaria. “Queremos ali fazer uma feirinha e trazer para ali, para a zona da capela, algumas iniciativas diferentes”, remata.