Landau do regicídio chega hoje a Vila Viçosa

Pao_Ducal_Vila_ViosaChega hoje, dia 21, a Vila Viçosa, o Landau do Regicídio, o veículo onde seguia a família real, a 1 de fevereiro de 1908, e no qual morreram o rei D. Carlos I e o príncipe herdeiro, D. Luís Filipe. A viatura vai deixar o Museu dos Coches, em Belém, para ser deslocada para o Paço Ducal de Vila Viçosa onde vai ficar durante um ano.

A mudança do landau resulta de um protocolo celebrado, em abril do ano passado, entre a Fundação Casa de Bragança e a Secretaria de Estado da Cultura que prevê, que a viatura ande em itinerância anual entre o Museu Nacional dos Coches, em Belém, e o Paço Ducal de Vila Viçosa.

Maria José Monge, diretora do Museu Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança, afirma: “esta viatura é emblemática e uma mais-valia para o Paço Ducal de Vila Viçosa. O Landau do Regicídio saiu de Vila Viçosa em 2008, é certo que temos mais de 70 carros em exposição mas esta viatura é especial. Registamos, nos últimos meses, um aumento de visitantes e na minha opinião, com a vinda deste carro há mais uma razão para que os portugueses venha conhecer este museu visto que, o número de visitantes caiu quando este carro saiu de Vila Viçosa e certamente com a vinda deste landau o número de visitantes vai aumentar. Era suposto que a viatura chegasse na passada terça-feira, dia 19, mas devido a uma avaria, a viatura só chega hoje, dia 21, na hora de almoço”.

Os especialistas não concordam com a deslocação do coche para Vila Viçosa, pois consideram que há falta de condições técnicas, no paço ducal calipolense, para assegurar a conservação do bem.

A diretora do palácio de Vila Viçosa, Maria de Jesus Monge, afirma: “o landau esteve em Vila Viçosa durante 30 anos, desde os anos 80 até 2008, altura em a viatura que foi levada para Lisboa, para as comemorações do centenário do regicídio, a meu ver, temos em Vila Viçosa condições propícias para evitar este tipo de pragas”.

Esta mudança resulta de um protocolo celebrado, em abril do ano passado, entre a Fundação Casa de Bragança e a Secretaria de Estado da Cultura que prevê que o landau passe a andar em itinerância anual entre o Museu Nacional dos Coches, em Belém, e o Paço Ducal de Vila Viçosa.