MTA apoia mais de cem famílias carenciadas de Elvas com bens alimentares

O risco de pobreza, de acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), diminuiu entre os portugueses que trabalham, mas agravou-se na população desempregada.

Quase metade dos desempregados em Portugal está em risco de pobreza, verificando-se neste grupo intensidades “muito elevadas”. de pobreza e de desigualdade na distribuição do rendimento.

Para ajudar aqueles que mais necessitam, há muitos anos que o Movimento Teresiano de Apostolado (MTA) de Elvas apoia, mensalmente, largas dezenas de famílias do concelho, com a distribuição de bens alimentares.

No chamado “Armazém da Fraternidade”, da associação Fratelli Tutti, no Largo de São Domingos, num destes dias, fomos encontrar um dos voluntários do MTA a proceder à divisão dos bens que chegam, através do Banco Alimentar, por uma centena de sacos. Carlos Rodeia revela que já perdeu a conta aos anos em que leva a cabo este trabalho.

“Espera-se que venha o material, arruma-se e fazem-se os cabazes”, explica este voluntário, dando conta que este é um “apoio importante” aos mais carenciados. Ao mesmo tempo, diz-se sentir “útil” por poder contribuir, de alguma maneira. Os sacos, compostos por cerca de 15 bens alimentares, chegam, por mês, a ser distribuídos por mais de cem famílias.

Não tendo dúvidas de que a maior percentagem de pobreza em Elvas diz respeito aos “imigrantes ilegais” que têm chegado ao concelho, a irmã Maria de Fátima Magalhães lembra que esta, ainda assim, continua a ser uma cidade “solidária”.

O aumento do custo de vida, a par do preço das casas, alimentação e dos combustíveis atirou, nos últimos dois anos, quase dois milhões de pessoas para a pobreza, em Portugal.