Sessão Solene da Assembleia Municipal de Campo Maior na Praça da República

Foto arquivo

Campo Maior dá início, neste dia 25 de abril, data em que se celebram os 50 anos da Revolução dos Cravos, às celebrações da data com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, pelas 9.30 horas, ao som do hino Nacional, interpretado pela Banda 1º de Dezembro, seguindo-se uma arruada por várias instituições do concelho.

Ainda hoje, pelas 17 horas, tem lugar na Praça da República uma Sessão Solene da Assembleia Municipal, evocativa dos 50 anos do 25 de abril.

Este momento, como revela o presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, Jorge Grifo, reveste-se de grande importância para relembrar “o que foi feito em prol da democracia e da liberdade e do respeito”, considerando que o 25 de abril de 1974 foi “um dia chave, na democracia, mas ainda não está tudo feito”.

Esta cerimónia, para além das intervenções políticas, contará com a um momento em que são chamados à conversa os alunos do Agrupamento de escolas, “que já vivem em democracia e em liberdade, para perceber a sua visão e incutir-lhes a importância de desta data, para que percebam o que custou”.

A par destas intervenções serão também homenageados os presidentes de Câmara e de Assembleia Municipal, desde as primeiras eleições livres, como “reconhecimento do trabalho feito em prol da democracia em Campo Maior e dos campomaiorenses”. Jorge Grifo considera que é “uma homenagem justa e na altura certa, com a entrega de uma lembrança e, acima de tudo, para agradecer o trabalho feito”.

Como não poderia deixar de ser, garante Jorge Grifo, um dos homenageados será o Comendador Rui Nabeiro, o primeiro presidente da Câmara de Campo Maior, eleito em democracia. “Quando falamos de democracia em Campo Maior temos de falar de Rui Nabeiro, foi ele o primeiro presidente da Câmara Municipal, em eleições livres, para além de toda a importância que teve em termos políticos e democráticos teve toda uma importância social nesta vila raiana”.

A Sessão Solene da Assembleia Municipal de Campo Maior está hoje marcada para as 17 horas, na Praça da República, e é aberta a toda a população.