Crianças pedalam no arranque do segundo EuroBEC Granfondo em Elvas

Muitas foram as crianças que participaram, na tarde deste sábado, 16 de março, no EuroBEC Granfondo Kids, na Avenida de Badajoz, em Elvas: uma iniciativa realizada no âmbito da prova de ciclismo que, amanhã, vai unir a cidade Património Mundial a Badajoz e Campo Maior.

Segundo o vereador na Câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, para que um evento “desta dimensão” possa ter “a maior abrangência possível”, é preciso, desde logo, haver esta oferta de atividades para quem acompanha os ciclistas. “O objetivo é que as crianças, a esposas, os acompanhantes e os próprios atletas sintam que há oferta para eles”, explica o vereador, dando conta que a grande maioria das crianças a participar na iniciativa são, precisamente, filhos de ciclistas que, amanhã, integram o pelotão.

Para além desta iniciativa dedicada aos mais novos, amanhã haverá também caminhada, logo após a saída dos ciclistas da Avenida de Badajoz. Entre as duas atividades, adianta o vereador, são mais de cem os participantes inscritos.

“Está uma excelente tarde, estamos a conseguir interagir com a própria cidade. Era isto que nós pretendíamos: trazer gente a Elvas e tenho a certeza que muita gente levará Elvas no coração e que poderá voltar, mais tarde, para fazer uma visita mais tranquila”, diz ainda Hermegildo Rodrigues.

Não tendo dúvidas de que este granfondo “veio para ficar”, Manuel Zeferino, antigo vencedor da Volta a Portugal e diretor da Bike Services, empresa que organiza a prova, garante que esta iniciativa destinada aos mais novos é também já “um sucesso enorme”. “Nós estamos aqui para semear o ciclismo. É importante que os pais tragam os filhos, os avós tragam os netos, de forma a semearmos a semente do ciclismo”, assegura, mostrando-se ainda “muito orgulhoso” por organizar este EuroBEC Granfondo, que, amanhã, conta com a participação de mais de 1.400 ciclistas.

A saída, este domingo, da Avenida de Badajoz, em Elvas, para a segunda edição do EuroBEC Granfondo está marcada para as 9 horas. A entrega de prémios será feita às 14 horas.

 

João Pereira vence 16º Duatlo de Arronches

João Pereira, do Sport Lisboa e Benfica, é o grande vencedor do 16º Duatlo de Arronches, disputado na tarde deste sábado, 16 de março, num percurso com início e fim no Estádio Municipal, com passagens pelas ruas da vila e pela freguesia de Esperança.

O atleta, que já antes tinha vencido esta prova, depois de cortar a meta, mostrava-se, aos microfones da RCM, naturalmente satisfeito com a conquista. “É uma prova muito gira e eu já tinha saudades de fazer um duatlo. Aqui em Arronches, também venci em 2016. Conseguimos ter o domínio da prova, por parte do Benfica. O objetivo foi cumprido. Consegui ainda ganhar e estou muito satisfeito”, comentava.

Nesta prova, participaram cerca de 250 atletas, entre eles, alguns dos melhores, não só do país, mas do mundo, de acordo com o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo. “Temos aqui atletas olímpicos, como o João Pereira e o Miguel Arraiolos. É sinal que Arronches está na rota das melhores provas de desporto nacional. Deixa-nos muito orgulhosos ter aqui estes atletas de primeira linha”, assegura.

Com muita gente a assistir à prova, o autarca lembra que o duatlo, por ser composto por duas modalidades desportivas, acaba por atrair sempre mais público: os amantes quer da corrida, quer do ciclismo. Por outro lado, esta edição do duatlo acabou por contribuir para uma “muito boa afluência”, quer na restauração, quer na hotelaria de Arronches.

O Duatlo de Arronches, integrado na segunda etapa do Campeonato Nacional de Clubes da modalidade, resulta de uma organização da Câmara Municipal em parceria com a Federação Portuguesa de Triatlo.

 

Quarteto Chiado no segundo concerto do “Artes Por Cá” em Alter do Chão

O segundo concerto do “Artes Por Cá – Festival Descentralizado de Artes do Concelho de Alter do Chão”, promovido pela Câmara Municipal, realiza-se amanhã, domingo, 17 de março, pelas 16 horas, na Igreja Matriz de Chança.

Este concerto terá como protagonista o Quarteto de Violoncelos “Chiado”, composto por instrumentistas “de elevada qualidade e talento musical”, refere a autarquia, assegurando que os músicos irão brindar os presentes “com um programa que procura reunir nomes de compositores incontornáveis da história da música ocidental, aliando repertório de cariz tradicional português, brasileiro e sul-americano”.

No próximo dia 23 de março, sábado, às 16 horas, na Igreja Matriz de Seda, o “Artes Por Cá” apresenta o Ensemble Português de Trompetes, “um concerto inédito que junta pela primeira numa vez numa atuação trompetistas de elevadíssima qualidade da Orquestra Sinfónica Portuguesa e da Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian”.

“Artes Por Cá – Festival Descentralizado de Artes do Concelho de Alter do Chão” é um projeto municipal que aposta na descentralização das várias manifestações artísticas como a música, o teatro, a dança e as artes performativas e na valorização das igrejas e outros espaços públicos das freguesias.

“Vira o Disco e Toca Mesmo” das Velhas Gaiteiras este fim de semana em Estremoz

Foto arquivo município de Estremoz

As “Velhas Gaiteiras” da Academia Sénior de Estremoz sobem ao palco do Teatro Bernardim Ribeiro, este fim de semana, dias 16 e 17, para apresentar uma Revista à Portuguesa intitulada de “Vira o Disco e Toca Mesmo”.

Esta é a quinta peça apresentada pelo grupo, revela a encenadora Marisa Serrano, que adianta que este espetáculo “terá muitos sketch, momentos de diversão, crítica social, marchas populares e muita diversão”.

O grupo “Velhas Gaiteiras, recorda Marisa Serrano, surgiu em 2016, e assume-se como um projeto muito acarinhado por todos e permitiu criar uma amizade entre todos. “Na altura, e tendo em conta que os meus pais sempre fizeram revista à portuguesa, eu tinha esse bichinho, por isso sugeri a criação da disciplina, na qual estas 13 ‘velhas gaiteiras’ se inscreveram e foi-se criando uma amizade entre todas e há momentos que vão ficando na memória”, adianta.

Para Marisa Serrano diz que é o seu marido que escreve as marchas para a revista, garantindo que é “um enorme prazer” trabalhar com este grupo e com o músico que apoia as “Velhas Gaiteiras”, acreditando que este espetáculo “tem tudo para ser um sucesso”.

A encenadora do espetáculo “Vira o Disco e Toca Mesmo” convida todos a assistirem a esta revista à portuguesa, e diz que, em palco, “as Velhas Gaiteiras vão dar tudo”.

O espetáculo é organizado pelo Grupo de Revista da Academia Sénior de Estremoz, com apoio da Câmara Municipal de Estremoz, encenado por Marisa Serrano, com direção musical do músico estremocense Paulo Lopes, e com a participação das alunas e artistas: Ana Troncho, Bia Ramos, Luzia Banha, Guiomar Picão, Isabel Cascalheira, Júlia Casimiro, Maria Augusta Beliz, Maximina Paiva, Mina Trindade, Margarida Nunes, São Perdigão, Tina Estriga e Virtuosa Ramalho.

“Vira o disco e toca o mesmo”, o espetáculo das Velhas Gaiteiras, da Academia Sénior de Estremoz, que terá a sua antestreia no dia 16, apenas para convidados. Já amanhã há sessões às 15.30 e às 21.30 horas, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.

Os bilhetes são gratuitos e podem ser levantados no Posto de Turismo de Estremoz.

“Dune – Duna: Parte Dois” em exibição este domingo no Centro Cultural

“Dune – Duna: Parte Dois” é o nome do filme que está em exibição este domingo, dia 17 de março, no Centro Cultural de Campo Maior, pelas 21.30 horas.

Sinopse: “continuação da jornada mítica de Paul Atreides, que se une a Chani e aos Fremen durante um golpe de vingança contra os conspiradores que destruíram a sua família. Ao enfrentar uma escolha entre o amor da sua vida e o destino do universo, ele lutará para evitar um futuro terrível que só ele pode prever”.

Os bilhetes estão à venda no Centro Cultural ou em ticketline.pt.

EuroBEC Granfondo: crianças pedalam este sábado em Elvas

Cerca de 1500 atletas vão unir, este domingo, 17 de março, em bicicleta, Elvas a Campo Maior e Badajoz, no decorrer da segunda edição do EuroBEC Granfondo, sendo a tarde deste sábado, dia 16, dedicada aos mais novos.

Com saída, às 9 horas, da Avenida de Badajoz, em Elvas, a prova, garante Manuel Zeferino, o diretor da Bike Services, empresa responsável pelo evento desportivo, tem “um grande futuro pela frente”.

A par da competição em três categorias – o Minifondo, de 57.2 quilómetros, o Mediofondo de 113.2 quilómetros e o Granfondo de 152.5 quilómetros -, o evento contará com o Kids EuroBEC Granfondo, para os mais novos, na Avenida de Badajoz, já este sábado, dia 16, a partir das 17 horas. Amanhã, e logo após a saída do pelotão, terá início uma caminhada na Avenida de Badajoz.

Considerando que o ciclismo é uma modalidade que movimenta muitas pessoas, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, não tem dúvidas de que, por esta ocasião, as três localidades que compõem a Eurocidade, irão receber mais de quatro mil pessoas. Para além disso, o autarca espera que esta segunda edição possa “ainda ser melhor” que a primeira, que começou e terminou, no ano passado, em Badajoz.

Lembrando que Campo Maior será a última das três localidades da Eurocidade a receber a partida e chegada da prova (em 2025), o presidente da Câmara, Luís Rosinha, espera que esta segunda edição, em Elvas, possa vir a ser um sucesso, feitas algumas melhorias àquilo que, no ano passado, possa ter corrido menos bem. Na expectativa que a participação de atletas na prova seja superior, comparativamente ao ano passado, Luís Rosinha diz ainda que se perspetiva um fim de semana, em termos económicos, “interessante” para o território.

Já Juan Parejo Fernández, vereador no Município de Badajoz, diz ser “uma honra” participar na organização de provas desportivas que contribuem para a união de Portugal e Espanha.

Cronograma da prova:

Festival das Sopas este sábado no Pavilhão Rui Nabeiro

A primeira edição do Festival das Sopas tem lugar este sábado, 16 de março, a partir das 18 horas, no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, numa iniciativa promovida pelos pais e ginastas da classe “Galguini” do Sporting Clube Campomaiorense.

Este Festival conta sopas oferecidas por vários restaurantes dos concelhos de Campo Maior e Elvas, e uma outra confecionada pelos pais, revela Natalino Borrega, do clube, adiantando que “serão todas deliciosas e diferentes e que não faltará também o cozido de grão”.

“O valor da entrada é de seis euros e as pessoas têm direito a provar três sopas, sendo que depois cada sopa terá um valor específico. No entanto, as primeiras 150 entradas têm oferta de uma taça de barro”. A iniciativa conta ainda com animação musical a cargo do Duo Jorge e Célia.

Toda a receita angariada com este Festival das Sopas permite financiar a viagem que os ginastas pretendem realizar a Itália, para participar num festival da modalidade. “Este projeto foi pensado entre mim e a Elsa Magalhães e queremos levar a classe dos “Galguinis” ao Festival do Sol, em Itália, que é um festival da modalidade que contará com mais de três mil atletas e será uma experiência inesquecível”, revela Natalino Borrega.

A par deste Festival há outras iniciativas a decorrer, como a venda de rifas, para que seja angariado o valor suficiente para proporcionar esta viagem aos jovens ginastas. “Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas está tudo a trabalhar para o mesmo objetivo, através de venda de rifas e sucatas, tudo isto para concretizar o sonho destas crianças, porque acreditamos que será inesquecível”, garante.

Os restaurantes aderentes à iniciativa são os seguintes: “Primavera”, “Talentus Café Bar”, “Cafetaria J”, “Clube Ténis de Elvas”, “Tasca da Nicole”, “São Pedro”, “Faisão”, “O Ministro”, “Pompílio”, “Azeitona Tapas Bar”, “Herdade dos Adães” e “Pastelaria Ibérica”.

Quem quiser pode fazer a reserva de entrada através dos contactos disponíveis no cartaz abaixo:

CIMAA na assinatura de acordos para criação de novos cursos profissionais no Alentejo

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) esteve representada durante a tarde da passada terça-feira, 12 de março, no auditório da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – DSR Alentejo, em Évora, onde decorreu a Cerimónia de Assinatura e Homologação de Acordos de Colaboração entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional I.P. e o Ministério da Educação, com vista ao desenvolvimento de formação profissional nos estabelecimentos de ensino, no âmbito da medida “Aprendizagem”.

A CIMAA continua a integrar a Rede de Oferta Formativa no Ensino Secundário e Profissional, “indispensável para a aprovação dos cursos profissionais ministrados nas escolas da região Alto Alentejo, incluindo a aprovação dos Centros Tecnológicos Especializados, que no futuro podem vir a revelar-se um contributo para a motivação à fixação dos jovens no Alto Alentejo”. “Encontramo-nos ainda a trabalhar nesta mesma rede formativa já para o próximo ano letivo de 2024/25, numa lógica de proximidade com os estabelecimentos de ensino, os municípios, as empresas e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)”, revela a CIMAA em comunicado.

A cerimónia, que contou com a presença dos secretários de Estado do Trabalho e da Educação, Miguel Fontes e António Leite, respetivamente, teve o Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor – representado pelo seu diretor, Manuel Andrade – a firmar o acordo de colaboração para a criação de um novo curso profissional na área da Aeronáutica.

Lídia Franco e Rita Ribeiro apresentam “Requiem por Isabel” em Campo Maior

As atrizes Lídia Franco e Rita Ribeiro apresentaram, na noite de ontem, sexta-feira, 15 de março, “Requiem Por Isabel”, um espetáculo do Teatro da Trindade, no Centro Cultural de Campo Maior.

Este foi mais um espetáculo inserido na programação da iniciativa “Março – Mês do Teatro”, promovida pela Câmara Municipal de Campo Maior.

“Requiem Por Isabel” é uma história de um dia na vida destas mulheres sujeitas a conviver no presente, duas mulheres com passados nos antípodas uma da outra, duas mulheres aparentemente sem nada em comum. É a história de um dia quotidiano na velhice, ou a história de duas vidas, ou a história de uma amizade improvável.

Euromilhões: apostador em Espanha ganha “jackpot” de 130 milhões

O “jackpot” do sorteio do Euromilhões de ontem, 15 de março, no valor de 130 milhões de euros, saiu a um único apostador em Espanha.

Três outros apostadores, com aposta registada fora de Portugal, arrecadaram o segundo prémio, no valor de 420.494,82 euros. Em Portugal, um jogador, a par de outros dez no estrangeiro, amealhou o terceiro prémio, de 26.802,70 euros.

Já o quarto prémio, de 1.953,87 euros, vai para 47 jogadores, dois deles com aposta registada em território nacional.

O “jackpot”, no sorteio da próxima terça-feira, 19 de março, volta a valer 17 milhões de euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 1, 4, 31, 34 e 40 e pelas estrelas 4 e 5.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.