Elvas já se “transformou” em “Cidade Natal”

Ainda que a chuva tenha impedido, ao final da tarde desta quinta-feira, 30 de novembro, a realização da cerimónia oficial de abertura do evento, a Praça da República, em Elvas, é já uma “Cidade Natal”.

O coração da cidade vai estar animado, até 7 de janeiro, com o mais diverso tipo de atividades, onde para os mais pequenos não faltam o carrossel parisiense, uma mini roda gigante, um comboio infantil, a Aldeia do Pai Natal e a Fábrica dos Brinquedos. A par disso, há stands para venda e mostra de produtos, na Feira de Natal, sendo a grande novidade, este ano, a pista de gelo, que ocupa grande parte do tabuleiro da Praça da República.

Serão, lembra o vereador na Câmara de Elvas Cláudio Monteiro, “39 dias de pura animação e magia”, que incluem uma programação com “mais de 80 iniciativas”. E, “faça chuva, faça sol”, acrescenta, o evento está inaugurado. “Acho que estão todos os requisitos reunidos para que seja um sucesso esta segunda edição do ‘Elvas Cidade Natal'”, acrescenta.

No que toca à pista de gelo, Cláudio Monteiro garante que esta é uma infraestrutura que, à semelhança do que acontecia antigamente no coliseu, tem sempre muita procura. “Temos tido muitos grupos a querem marcar, para vir cá, sejam grupos do outro lado da fronteira, sejam grupos portugueses”, revela. Assegurando que “Elvas Cidade Natal” vai muito para além de tudo aquilo que acontece na Praça da República, uma vez que haverá, em todos os espaços municipais as mais diversas atividades, é também um “contributo”, nesta altura do ano, para o comércio local.

Neste evento, a Câmara Municipal de Elvas investiu cerca de 300 mil euros, contando com o apoio de cerca de 40 associações do concelho, na organização das mais diversas iniciativas previstas até 7 de janeiro.

As iniciativas programadas, no âmbito do evento, incluem, entre outros, a tradição do presépio no Adro da Sé, os concertos natalícios e a realização do Presépio ao Vivo, assim como a possibilidade de realizar viagens no comboio turístico decorado com motivos natalícios.