Uso de técnicas sustentáveis para a redução do consumo de água no “ABC”

A água é um recurso crucial para a existência do ser humano. Neste âmbito, o Grupo de Recursos Hídricos 2030 prevê que, em 2030, o défice hídrico mundial poderá atingir os 40%.

Sendo a agricultura um dos setores responsáveis por quase 70% do consumo de água mundial, é necessário adotar técnicas de redução deste bem, tais como evitar perdas no transporte, aplicação de técnicas de irrigação e de precisão e reduzir o desperdício de alimentos.

As águas residuais poderão ser usadas também para diminuir os custos, uma vez que mais de 80% das águas residuais são devolvidas para o meio ambiente sem serem tratadas ou reutilizadas. Estas poderiam ser usadas, entre outros, para regar jardins públicos, para lavar as ruas ou contentores do lixo.

“A água enquanto um recurso fundamental à vida na terra” é o tema em destaque, esta semana, no programa “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com a diretora do departamento de monitorização e diagnóstico do InnovPlantProtect, Ilaria Marengo, que pode ouvir no podcast abaixo: