Rondão Almeida e a Expo São Mateus: “idealizada para complementar” a feira

Rondão Almeida

A Expo São Mateus, promovida pelo Município de Elvas, no âmbito das festas em honra do Senhor Jesus da Piedade e da feira de São Mateus, conta esta quarta-feira, 20 de setembro, neste primeiro dia do certame, com os espetáculos do grupo Voz Amiga da Terrugem e de Sons dos Minhos.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, que desvaloriza as críticas de alguns em torno do cartaz de espetáculos, lembra que a Expo São Mateus foi “idealizada”, em tempos, pela autarquia, “para complementar esta romaria única” da região, que “trazia e continua a trazer visitantes de todo o Alentejo”.

“Os elvenses sabem bem que hoje, levando o tempo a discutir sobre aquilo que é o cartaz de espetáculos da Expo São Mateus, não se podem esquecer que, no decorrer desta romaria, aquele parque de campismo tem milhares de romeiros, que passam ali todos os dias da feira de São Mautes. Acham que estes romeiros se vão ali instalar porque há espetáculos na Expo São Mateus?”, questiona-se o autarca. “Nada disso. Vão, porque é uma tradição e que é muito bom que deixe de existir”, acrescenta.

Rondão Almeida diz ainda que, com a Expo São Mateus, o município procurou, desde a primeira hora, levar as pessoas a manterem-se no Parque da Piedade, mesmo depois do fogo de artifício, passando a oferta a ir muito para além de uma simples atuação de um rancho folclórico.

Cláudio Monteiro

Ao todo, e incluindo a “prata da casa”, segundo revela o vereador Cláudio Monteiro, serão 25 os artistas que vão animar, desta feita, as noites da maior e mais antiga romaria a sul do Tejo, realizada em honra do Senhor Jesus da Piedade.

Para o vereador, o cartaz apresentado pelo município é de “grande qualidade” e capaz de servir “todos os gostos”. Todos os espetáculos têm entrada livre.

No Palco São Mateus, atuam hoje, dia 20, os Sons do Minho; amanhã, dia 21, Soversion e RAYA; na sexta-feira, dia 22, Rumo ao Sul e Ivandro; e no sábado, dia 23, Brigada 14 de Janeiro e Miguel Gameiro & Pólo Norte. Os espetáculos no palco principal regressam no dia 28, com Filhos da Madrugada e Carolina Deslandes. No dia 29, atuam XP Covers e T-Rex; e, por fim, no dia 30, Tranquiliza e Os Quatro e Meia. Estes concertos têm início pelas 22 horas, exceção feita ao dos Sons do Minho, que começa hoje às 23h30.

Pelo palco da Praça da Feira, onde a animação será uma constante desde o primeiro ao penúltimo dia do evento, vão passar o Voz Amiga, Xumbo Torto, A. R. Musical, Roncas D’Elvas, Duo Hélio e Eurico, Duo Jorge e Célia, Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa, João Carlos Tocha e Moura Encantada. Serão ainda promovidas duas noites de fados neste palco, com os espetáculos a terem início às 21 horas. Esta noite, o espetáculo do Voz Amiga começa às 22 horas.

Este ano, explica ainda Cláudio Monteiro, a Expo São Mateus estará dividida em três zonas: empresarial e de exposição; de restauração; e a zona lúdica e de lazer. Desta feita, o recinto da Expo São Mateus encerra às 2 horas, não havendo espetáculos com DJs.