Alandroal celebra culto a Endovélico e invocação a Viriato este sábado

A celebração do Culto e Devoção a Endovélico e Invocação a Viriato vai decorrer hoje, sábado, 9 de setembro, pelas 18 horas, no Outeiro de São Miguel da Mota, em Alandroal.

O presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, recorda que esta é uma iniciativa, anual, que “celebra o culto ao Deus Endovélico que, na época romana, teve uma grande expressão em Alandroal, cujos achados constituíram o núcleo fundador do Museu Nacional de Arqueologia que, neste momento, se encontra em Lisboa”.

A organização é da Associação Wicca Celtibera, com o apoio logístico da Câmara Municipal de Alandroal. João Grilo adianta que o município entende que esta “é uma forma de manter vivo este culto, bem como o seu valor histórico-cultural para o concelho e, quem sabe, promover a concretização do sonho antigo, que é ter um museu no nosso território, dedicado a este espólio, que está em Lisboa, e poder mostrar às pessoas e ao mundo, uma parte desse legado, como um atrativo para Alandroal”.

O presidente da Câmara de Alandroal explica ainda que esta celebração “é aberta a toda a população, para que conheçam a forma como este culto era celebrado”.

Celebração do Culto e Devoção a Endovélico e Invocação a Viriato vai decorrer hoje, no Outeiro de São Miguel da Mota, em Alandroal.