Futsal: AFP contesta condições de acesso à 3ª Divisão Nacional

A Taça Nacional Sénior Masculina de Futsal inicia-se este sábado, 27 de maio, tendo uma vez mais os Campeões Distritais necessidade de participar nesta prova para terem acesso à 3ª Divisão Nacional de Futsal na época 2023/2024.

Como na mesma estrutura federativa não podem existir “dois pesos e duas medidas”, a direção da Associação Futebol Portalegre (AFP) diz que “o futsal distrital continua a não ser respeitado” e reafirma a posição que já anteriormente tornou pública.

Num comunicado enviado à nossa redação pode ler-se que “no futebol (com cinco equipas) o Campeão Distrital tem acesso direto ao Campeonato de Portugal em 2023/24; já no Futsal (com 10 equipas) o Campeão Distrital tem de ir à Taça Nacional de Seniores para ter acesso à 3ª Divisão Nacional na referida época”.

Significa isto, segundo a AFP que, “na próxima época e tal como já aconteceu em 2022/23 e também anteriormente, serão vários os Campeões Distritais de Futsal que não vão ter lugar na 3ª Divisão Nacional, uma realidade que não traduz nem o mérito desportivo nem a representatividade das Associações Distritais e Regionais”.

“Não é compreensível que, quando existiam apenas duas Divisões Nacionais, os Campeões Distritais tinham acesso direto à 2ª Divisão Nacional e agora, com três Divisões Nacionais, os Campeões Distritais não tenham esse acesso direto à 3ª Divisão Nacional”.

A AFP tem sido uma das Associações Distritais e Regionais que “mais tem reivindicado de forma incansável a alteração deste modelo competitivo junto dos responsáveis do Futsal da Federação Portuguesa de Futebol, sendo que sempre se mostraram intransigentes relativamente a esta situação”.

“Até quando será necessário esperar para que, de uma vez por todas, seja feita justiça e os Campeões Distritais tenham acesso direto às Competições Nacionais?”, questiona a Associação de Futebol de Portalegre.