IPDJ incentiva à criação de associações de estudantes no ensino básico e secundário

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) juntamente com o Conselho Nacional de Juventude estão a desenvolver uma campanha nacional, “Associa-te”, numa forma de apoiar o associativismo estudantil, pensado, sobretudo, para as escolas secundárias.

Esta campanha, que segue o Plano Nacional para a Juventude – REALIZA, que tem por base o Plano Nacional de Incentivo ao Associativismo Estudantil, e tem como missão a mobilização e sensibilização de todos os alunos dos estabelecimentos do ensino básico e secundário para a importância da participação e cidadania, principalmente no associativismo estudantil.

Para Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ do Alentejo, é importante que “as escolas secundárias tenham as suas associações de estudantes, porque é no associativismo estudantil também que se desenvolvem muito as capacidades de liderança, participação e voluntariado”.

Este programa visa a criação de associações de estudantes, que através da sua atividade, contribuam para o desenvolvimento do agrupamento, mas que também consigam enriquecer pessoal e socialmente, acabando por valorizar a educação informal.

“É um programa muito importante que estamos a desenvolver neste momento e que os jovens estudantes devem ter conhecimento”, refere ainda Miguel Rasquinho.