Arronches integra Rota dos Templários

O Município de Arronches vai integrar a Rota dos Templários, depois de assinado um protocolo de colaboração com várias entidades e municípios, no passado dia 3, em plena Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

Este protocolo visa a implementação dessa mesma rede, através da qual se pretende criar percursos de visita pelos vestígios da presença da Ordem Templária, e que, ao que tudo indica, virá a ser incluída numa Rota Templária Europeia.

Com o objetivo de potenciar a visita à Igreja de Nossa Senhora da Luz, bem como ao convento de Arronches, atualmente em obras, explica o presidente da Câmara, João Crespo, o município decidiu aceitar o convite para fazer parte desta rede. Com isto, a autarquia volta a explorar tudo aquilo que o concelho tem para oferecer, criando uma dinâmica turística que engloba várias áreas, desde a gastronomia ao desporto, da religião à natureza, das tradições da região ao turismo militar, entre outros.

O protocolo de colaboração foi assinado pelo presidente da Câmara de Arronches, no decorrer da Bolsa de Turismo de Lisboa.

Integram o projeto, para além da Câmara de Arronches, as de Castelo Branco, Ferreira do Zêzere, Mogadouro, Nisa, Pombal, Sabugal, Soure, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Vila Velha de Ródão, para além do Turismo de Portugal, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e as Entidades Regionais de Turismo do Porto, do Centro e do Alentejo e Ribatejo.

O desenvolvimento do turismo militar contribui para a materialização da Estratégia Turismo 2027, sendo reconhecida a relevância da herança templária no território nacional, “pelo que é fundamental valorizar o património existente, melhorando a experiência de visitação dos monumentos e recursos templários emblemáticos, através de experiências diferenciadoras, inclusivas e imersivas, nomeadamente com recurso às novas tecnologias, de modo a captar a procura turística nacional e internacional”.