Secretário-geral da JS reúne com estudantes da Agrária de Elvas

AgrariaReuniaoJoaoTorresJSJoão Torres, secretário-geral da Juventude Socialista (JS), esteve ontem em Elvas, para uma reunião com os representantes da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária.

Esta reunião, como explica João Torres, integra “um roteiro de Ensino Superior”, que “consiste num conjunto de visitas, quer com as direções de instituições de Ensino Superior, quer com o movimento associativo estudantil”. “Nós queremos estabelecer uma relação de confiança entre a JS e o movimento associativo estudantil e queremos ter uma visão ampla, dinâmica e lúcida sobre o estado do Ensino Superior em Portugal”, alega.

O desinvestimento no Ensino Superior é uma das principais preocupações da Juventude Socialista e foi assunto para a reunião de ontem: “acreditamos que um país que não tenha um horizonte de aprofundamento das suas qualificações vai perder a possibilidade de assegurar um desenvolvimento mais sustentável no curto e no médio prazo”.

João Torres relembra que “há cada vez mais jovens a abandonar o Ensino Superior, fruto das dificuldades que as políticas de austeridade têm colocado às famílias portuguesas” e, por isso, esta reunião e este roteiro servem para “denunciar um conjunto de situações que muitas vezes, de forma oculta, vão ocorrendo e marginalizando uma considerável fatia dos estudantes”.