Exposição de fotografia da Coleção António Cachola inaugurada no MACE (c/fotos)

A exposição “Contravisões – A Fotografia na Exposição António Cachola. Parte 1”, foi inaugurada esta tarde de sábado, 4 de fevereiro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas.

O Comendador António Cachola revela que, decidiram que “este ano seria dedicado à fotografia, no MACE, sendo que este é um projeto dividido em duas partes, e hoje foi inaugurada a primeira que está patente até 18 de junho e, a segunda inaugura a 30 de junho, e estará patente até janeiro de 2024”.

Esta é a primeira vez que foi feita “uma exposição maioritariamente, com um suporte dentro das artes visuais que é a fotografia, o que permite no dia 30 de junho apresentar um livro, sobre a forografia na coleção”.

O Comendador António Cachola demonstra-se “muito satisfeito com o resultado final, o projeto é muito bonito e os trabalhos são de excelente qualidade”.

Para o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, esta é “uma exposição notável, eu já tinha a expectativa que a exposição fosse de grande qualidade, porque se integra na Coleção António Cachola, que é de referência, na Arte Contemporânea em Portugal, por isso, correspondeu às minhas expectativas, e mostra a fotografia enquanto arte e não a desvaloriza”.

A exposição tem curadoria de Sérgio Mah, que nos explica pretende “mostrar muitas das questões importantes que a fotografia tem no domínio das artes visuais, e encontramos um panorama abrangente dos artistas que usam a fotografia enquanto arte.

Já Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas enaltece a importância do MACE para a dinamização da cultura na cidade. “Eu tenho um grande orgulho de fazer parte de uma equipa que foi capaz de mudar o ciclo da nossa economia e cultura da cidade e, tivemos a sorte de ter o Comendador António Cachola, para em conjunto, trazermos para Elvas o Museu de Arte contemporânea, mais falado do país”.

O presidente acrescenta que “a Cultura transformou-se, em Elvas, num forte pólo de desnvolvimento económico”.