Marcos Bastinhas abre as portas de sua casa para receber utentes da APPACDM

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas está a assinalar o seu 34º aniversário e, nesse sentido, decidiu levar, na manhã desta segunda-feira, 30 de janeiro, os seus utentes até à Herdade da Algramassa, de Marcos Bastinhas, para poderem ter uma manhã diferente.

Conhecer “a parte mais pessoal” do cavaleiro elvense, a quem o presidente da instituição, Luís Mendes, agradece que tenha aberto hoje as portas de sua casa, foi o principal objetivo desta iniciativa.

“O Marcos é um símbolo da nossa cidade e os nossos utentes gostam muito quando há corridas de touros e festivais, em Elvas, de ir assistir e ver as suas atuações”, garante o responsável. No fundo, com esta atividade, a ideia foi que os utentes pudessem observar os animais, perceber como são tratados, como é que Marcos “treina e em que condições é que o faz”. “O pessoal está todo muito contente e é um dia diferente”, acrescenta Luís Mendes.

Estas saídas dos utentes da instituição, garante ainda o presidente da instituição, são “muito importantes”, sendo que trabalhar a inclusão e a integração na sociedade destas pessoas continua a ser o “cavalo de batalha” da APPACDM.

Já Marcos Bastinhas, que dá os parabéns à APPACDM pelo “excelente” trabalho desenvolvido, garante que está sempre disponível para abrir as portas de sua casa para tornar o dia das pessoas “mais feliz”. “Desde que as pessoas fiquem com um sorriso no rosto é sempre missão cumprida e, seja esta causa ou outra, temos sempre a porta de casa aberta”, garante.

“Conhecer o dia a dia do campo, dos cavalos, o trabalho com os cavalos, visitar a praça de touros, o picadeira e dar uma voltinha de cavalo”: foi isto que Marcos preparou hoje para este grupo de utentes da APPACDM.

Os festejos do aniversário, assinalado no sábado, dia 28 de janeiro, prosseguem esta tarde, com mais um momento de convívio, na instituição. Para sexta-feira, 3 de fevereiro, está marcada uma missa por alma de todos aqueles que fizeram parte da APPACDM de Elvas.