Elvas: clínica de hemodiálise da Cruz Vermelha abre este semestre

Isabel Mascarenhas

A nova clínica de hemodiálise de Elvas, já montada nas instalações da Cruz Vermelha, está pronta para começar a dar resposta aos insuficientes renais crónicos, quer do concelho de Elvas, quer dos concelhos limítrofes.

Num projeto de parceria com a Fundação Renal Portuguesa, esta clínica, segundo a diretora do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha, Isabel Mascarenhas, poderá começar a funcionar no primeiro semestre deste ano.

“É uma resposta muito necessária para a população de Elvas, para os doentes renais crónicos, e que vai ao encontro de uma necessidade conhecida e que permitirá aos doentes ter uma melhor qualidade de vida, na medida em que não têm de ser sujeitos a determinadas deslocações, como acontece neste momento”, explica Isabel Mascarenhas.

A obra desta nova clínica de hemodiálise de Elvas arrancou no final de 2019. Até abrir portas, os doentes, quer de Elvas, quer de outros concelhos do distrito, têm de se continuar a deslocar, na sua maioria, três vezes por semana, a Portalegre, para fazer os seus tratamentos.

Para além disso, adianta a responsável, a instituição tem “praticamente concluída” uma obra de ampliação do edifício, o que vai resultar numa maior capacidade de resposta a quem necessita dos seus serviços. A aguardar as licenças de utilização, esta obra permite à Cruz Vermelha aumentar em cerca de 400 metros quadrados a área coberta do seu edificado.