Casa EquiAtiva: Campo Maior tem nova resposta na área da deficiência

Campo Maior tem uma nova associação, com vista a apoiar crianças, jovens e adultos, portadores de deficiência, bem como as suas famílias: a Casa EquiAtiva, um projeto das educadores de infância Anabela Carlos e Joana Monteiro e da geógrafa Dália Nunes.

Foi quando as três se juntaram, para tentar perceber o que poderiam fazer para colmatar “as muitas lacunas” existentes no concelho, nesta área da deficiência, sendo que Dália tem um filho autista, que acabou por surgir esta associação, explica Anabela Carlos. Depois das aulas, no caso das crianças e jovens, “não havia um apoio efetivo”, daí que estas profissionais se reuniram, há cerca de um ano e decidiram avançar com o projeto.

O principal objetivo da Casa EquiAtiva, adianta Anabela Carlos, passa não só por apoiar os portadores de qualquer tipo de deficiência, mas sobretudo os seus familiares, dado que, em muitos casos, não sabem, sequer, a quem recorrer. “Nós pretendemos fazer essa orientação e temos outros objetivos, mais amplos, que, a pouco e pouco, vamos tentar concretizar”, acrescenta.

Na semana passada, e para oficializar a associação, foram realizadas as escrituras públicas, sendo que a Casa EquiAtiva terá a sua sede numa das salas da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior. “Neste momento, ainda não temos o espaço físico em si, porque a Santa Casa teve problemas com a chuva e está em obras, mas assim que pudermos, fazemos a abertura da sala”, explica a responsável.

“Vamos tentar estabelecer parcerias com outras associações e instituições, porque nós não conseguimos fazer tudo sozinhas. Vamos querer apanhar tudo o que houver de bom em Campo Maior e fazer parcerias para que haja uma entreajuda entre todos e para conseguirmos alcançar os nossos objetivos”, diz ainda Anabela Carlos.

Para já, a associação conta com cerca de 20 sócios. “Esperamos conseguir mais, para apoiarmos mais pessoas também”, remata a responsável.

A Casa EquiAtiva deverá entrar em pleno funcionamento em meados de março, após a apresentação pública da associação à comunidade.