INALENTEJO encerra com aproveitamento total dos recursos

Reunio_INALENTEJO_2_JunhoA Comissão de Acompanhamento do INALENTEJO – Programa Operacional Regional do Alentejo 2007-2013 reuniu no dia 2 de Junho.

Entre outros assuntos da agenda de trabalhos, encontrava-se em apreciação o Relatório Anual de Execução de 2014, o qual foi aprovado por unanimidade.

Com uma taxa de execução de 79 %, à data de 31 de Maio de 2015, correspondente a um valor total de 884 milhões de euros, o INALENTEJO teve 2146 candidaturas aprovadas, encontrando-se em fase de encerramento.

Em termos globais de execução, o Eixo Prioritário 9 – Coesão Local e Urbana é o que mais tem contribuído para a execução do INALENTEJO, com 50,4%. Segue-se o Eixo Prioritário 7 – Competitividade, Inovação e Conhecimento com 32,1% e o Eixo Prioritário 8 – Valorização do Espaço Regional com 15,5%. O Eixo Prioritário 10 – Assistência Técnica, contribui com os restantes 2,0%.

O Eixo Prioritário 9 – Coesão Local e Urbana inclui as intervenções na área da regeneração urbana, enquadradas na Política de Cidades, bem como a Iniciativa JESSICA, e ainda a requalificação da rede escolar do ensino básico, educação pré-escolar e 2º e 3º ciclos, a mobilidade territorial, os equipamentos desportivos e os equipamentos para a coesão social.

O Eixo Prioritário 7 – Competitividade, Inovação e Conhecimento abrange os apoios às empresas no âmbito dos Sistemas de Incentivos, os apoios ao Sistema Cientifico e Tecnológico, as áreas de acolhimento empresarial e os Parques de Ciência e Tecnologia e, ainda os apoios na área da energia e da economia digital e do conhecimento.

No Eixo Prioritário 8 – Valorização do Espaço Regional, enquadram-se a gestão dos espaços protegidos e classificados, as acções de valorização e qualificação ambiental e de valorização do litoral, bem como os apoios nas áreas da saúde e da cultura.

Em termos de desempenho, destacam-se os seguintes indicadores de execução:

• Micro e pequenas empresas apoiadas – 161

• Novas empresas (star-up) apoiadas – 9

• Orientação para a produção transacionável e internacionalização – 75 %

• Elementos patrimoniais apoiados – 35

• Alunos que beneficiam das intervenções nos equipamentos escolares – 15 881

• Unidades de saúde apoiadas – 56

• Km de estradas construídas e remodeladas – 1 134