O Forte da Graça a uma semana da inauguração

Forte20NovO parque de estacionamento Guilherme Martins, situado junto ao entroncamento de acesso ao Forte da Graça, entre o Rui de Melo e o Vedor, em Elvas, foi inaugurado esta sexta-feira, dia 20 de Novembro.

A atribuição deste nome, ao parque de estacionamento, serve com o “homenagem ao Guilherme e a todos aqueles que, diariamente, fazem com que ele tenha um dia a dia melhor. O espaço onde se situa o parque de estacionamento era propriedade do Guilherme que, desde o primeiro minuto, se mostrou disponível a que aqui se instalasse esta mais-valia”, garantiu Nuno Mocinha, presidente da câmara municipal de Elvas.

O homenageado sente-se “muito satisfeito com esta distinção. Sempre gostei muito do Forte da Graça. Bastantes vezes la fui e ter o parque com o meu nome é bastante bom”, referiu-nos Guilherme Martins.

A sua mãe, Maria da Conceição, mostrou-se orgulhosa com este gesto da câmara municipal. “Como toda a gente sabe o Guilherme sofreu um acidente de automóvel muito grave e perdeu muito da sua vida. Sempre que se falava da hipótese disto acontecer o Guilherme ficava com um brilhozinho nos olhos e o ego dele ficava muito elevado”.Forte20NovD

Depois da inauguração realizou-se uma visita ao Forte da Graça. A uma semana da inauguração oficial, prevista para a próxima sexta-feira, Nuno Mocinha garante que estão “apenas a ser feitos alguns trabalhos de afinação para que no dia 27 esteja tudo em perfeitas condições de receber todos os elvenses e todos aqueles que nos queiram visitar”.

O forte vai estar dotado de um conjunto de equipamentos que melhoram visitas ao forte, nomeadamente “um sistema de aplicações móveis através do qual as pessoas, sem qualquer guia, podem ir sendo guiadas pelo forte. Vamos ter também um site para contar a história do monumento e vários pontos de realidade aumentada”, referiu o autarca.

O período de entradas gratuitas, que inicialmente estava previsto para o mês de dezembro, foi alargado ao mês de Janeiro devido às “comemorações do feriado municipal”.

A autarquia espera que o forte possa ser visitado “por cerca de 100 mil pessoas por ano. Mas atenção que estes números não passam apenas de estimativas”. Referiu Nuno Mocinha.

Forte20NovCPaulo Canhão, presidente da Assembleia Municipal de Elvas, considera que “os elvenses vão ficar muito orgulhosos desta obra. O Forte da Graça está lindo e deixa-me muito orgulhoso. Eu penso que quem viu este monumento totalmente degradado e quem o vê agora fica muito orgulhoso. Com esta obra Elvas dá um passo importantíssimo na promoção turística do concelho”.

Vitória Branco, vereadora na câmara municipal, revela-nos que “o Forte da Graça vai ser um espaço vivo, apetecível e onde a historia dele próprio e da cidade está patente diariamente”.

O Forte da Graça é inaugurado na próxima sexta-feira, dia 27 de Novembro, pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.