Escola Agrícola de Vendas Novas com candidaturas abertas para dois cursos técnicos

EscolaAgricolaVendasNovasA Escola Agrícola D. Carlos I, de Vendas Novas, tem inscrições abertas para os cursos técnicos de agropecuária e vitivinícola. A formação destina-se a jovens com o 9º ano concluído, tem a duração de dois anos e meio e confere equivalência ao 12º ano.

“Temos a intenção de começar, em setembro, duas turmas: uma de técnico de agropecuária e outra de técnico vitivinícola”, revela o diretor do estabelecimento de ensino, Rui Soares, que ainda que os dois cursos “são englobados na lei da base da aprendizagem do Instituto de Emprego e Formação Profissional, do qual a Associação Técnico-Profissional D. Carlos I é a entidade externa”.

Qualquer um dos cursos vai permitir que, no final da formação, os jovens sejam detentores do cartão de aplicadores de produtos fitofarmacêuticos. “Existe também a possibilidade dos jovens ficarem com o cartão de tratorista de categoria 3”, adianta Rui Soares.

Ao contrário do que acontece em outras escolas de ensino profissional, em que a formação prática é tida como um estágio, na Escola Agrícola D. Carlos I é estabelecido um cronograma “no qual existem, alternadamente, semanas em formação em centro e semanas em contexto de trabalho”. “É mais motivante para os jovens, mas também para as empresas que acolhem os nossos formados”, garante o diretor.

Os interessados em ingressar num destes dois cursos, podem aceder à ficha de inscrição no site da escola, ou visitando as instalações da instituição, na Quinta do Pessegueiro, em Vendas Novas.

A escola dispõe de alojamento e refeitório nas suas instalações, sendo que os alunos recebem bolsa de formação, subsídio de alimentação e de alojamento ou transporte.