Amianto é tema para palestra da Quercus e da FICAR

amiantoA Quercus e a Associação Cultural FICAR realizam hoje uma palestra sobre o combate à presença de amianto em vários edifícios espalhados um pouco por todo o país.

O amianto é uma fibra mineral natural, presente na constituição de muitos materiais, e proibida na União Europeia por ser associada a doenças graves.

De acordo com a Quercus, uma lei de 2011 veio determinar o levantamento de todos os edifícios, instalações e equipamentos públicos que contenham amianto na sua construção; a organização e divulgação pública de uma listagem de todos esses edifícios, instalações e equipamentos; e em seguida a atuação do Governo no sentido de assegurar a monitorização e ou remover os materiais nocivos, tendo definido para o efeito o prazo de um ano a contar da entrada em vigor da referida Lei. O prazo terminou há dois anos mas a lei continua por cumprir.

A sessão tem como orador José Janela, do Núcleo Regional de Portalegre da Quercus e decorre hoje, às 19 horas na sede da FICAR, na rua do Comércio, em Portalegre.