Município de Alandroal quer apostar na separação de lixo orgânico no concelho

O município de Alandroal está a implementar, uma rede de Compostos comunitários, para separação de lixos orgânicos, em parceria com a Gesamb.

João Grilo, presidente da Câmara de Alandroal explica que esta medida “vai permitir que uma parte daquilo que é resíduo seja retirado do lixo normal e cada um possa depositá-lo para ser transformado em composto”.

Esta rede para além de ser instalada na sede do concelho será alargada a cada localidade do concelho. É, por isso, objetivo que “a população se envolva na redução da carga orgânica do lixo normal e no reaproveitamento dessa matéria orgânica, para que os custos que o município suporta com lixo, possam diminuir, para que se baixem as taxas que cobramos para entrega de resíduos”, revela João Grilo, adiantando que este é um movimento com o qual “todos podem beneficiar se aderirem, não só pela melhoria do ambiente mas também para baixarem a sua própria fatura”.

O presidente explica que “tudo tem um custo, tudo o que simplesmente entregamos, sai da nossa vista, mas não sai do circuito e do preço a pagar por um ambiente mais cuidado e, por isso, temos que nos consciencializar de todas as nossas ações, ao reduzir o que consumirmos e reutilizar tudo o que podermos, e ainda tentar colaborar com todas as iniciativas de reciclagem e também de separação de resíduos”.