Primeiros presidentes eleitos em 1976 no distrito homenageados em Arronches

Os primeiros presidentes de câmara, eleitos em 1976 no distrito de Portalegre, foram homenageados esta quinta-feira, dia 8 de dezembro, em Arronches.

A iniciativa, organizada pelo Grémio Transtagano, uma associação cívica e cultural do distrito, teve início com uma visita ao Museu de (A) brincar, seguindo-se um almoço.

João Crespo, presidente da Câmara de Arronches revela que esta é uma “homenagem mais do que merecida, a estes homens que foram pioneiros, no poder autárquico, no pós-25 de abril, pelo que desde a primeira hora que o município se associou”.

O autarca revela que, atualmente, “a realidade e os desafios de presidir um município são diferentes, no entanto o objetivo é o mesmo, é estar perto das pessoas e ajudá-las naquilo que são as suas necessidades básicas”.

Um dos ex presidentes homenageados foi Fernando Emílio Soares, que presidiu a Câmara de Portalegre, em 1976, e foi o mais jovem, presidente de Câmara de capital de distrito, com 34 anos. Aos nossos microfones adianta que, “na altura um grande trabalho teve de ser feito”, classificando a experiência como “extraordinária”.

Comparativamente com os tempos em que foi presidente, com a atualidade, Fernando Emílio Soares considera que “alguns problemas continuam a existir, nomeadamente as necessibásicas que ainda existem e os problemas na cultura e desenvolvimento industrial”.

António Falé Canoa, ex presidente da câmara de Monforte; João Manuel Pista, ex presidente da câmara de Alter do Chão  e o Comendador Rui Nabeiro, ex presidente da câmara de Campo Maior, foram os outros homenageados.

Esta homenagem contou ainda com uma mesa redonda, onde participam todos os ex autarcas presentes, moderada por Jaime Estorninho, ex Governador Civil de Portalegre e Sérgio Campos, professor no Instituto Politécnico de Portalegre.