GNR dedica outubro aos idosos em situação de isolamento e vulnerabilidade

A GNR dedica o próximo mês de outubro à operação “Censos Sénior”, levada a cabo em todo o território nacional.

No decorrer desta operação, os militares privilegiam o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de as sensibilizar e alertar para a adoção de comportamentos de segurança, que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

Contudo, garante o capitão João Lourenço, comandante do Destacamento Territorial de Elvas da GNR, o trabalho de acompanhamento dos idosos continua a ser uma realidade, ao logo de todo o ano, com o programa “Idosos em Segurança”. Ao longo do próximo mês, adianta o capitão, será feita uma atualização do registo, feito pela GNR, relativo aos idosos que estão sozinhos, isolados e que merecem particular atenção por parte dos militares. “Neste mês, vamos fazer um ponto de situação sobre o registo que temos e vamos dedicar um esforço e uma redobrada atenção”, adianta.

No acompanhamento feito aos idosos, a GNR tem sempre estado em articulação com diversas entidades, para que as respostas de apoio possam ser sempre as melhores e mais rápidas.

Só no ano passado, a GNR sinalizou mais de 44.400 idosos, em todo o país, que viviam sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade, no âmbito da Operação “Censos Sénior”.