Arcebispo de Évora celebra crisma de 48 pessoas em Elvas

Um grupo de 48 pessoas é crismado este sábado, 3 de dezembro, na Igreja de Santa Luzia, em Elvas.

A cerimónia, com início marcado para as 19 horas, será presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho. “O senhor arcebispo vem confirmar a fé e administrar o sacramento da confirmação a 48 jovens e adultos da nossa comunidade: uns que fizeram a sua catequese, dos seis aos 16 anos, e alguns adultos que, numa experiência de um ano, conheceram um pouco a sua fé”, explica o padre Ricardo Lameira.

Apesar de este ser um número considerável de jovens e adultos, que hoje cumprem este sacramento, para o padre Ricardo, não sendo tudo, é “uma esperança”. “Os números sempre manifestam alguma coisa, são um termómetro, é um facto, mas não é o mais importante. Acima de tudo, podemos dizer que são alguém que colocaram em causa a possibilidade de Deus”, assegura.

O crisma, recorda ainda o padre, é o último de três sacramentos de iniciação cristã. “Para se ser cristão plenamente, a Igreja condeno-nos três graças, três sacramentos: o batismo, a primeira comunhão e o crisma. O crisma, no fundo, é aquele sacramento que vai dizer que se passa a ter responsabilidades na fé, a missão de levar o Evangelho, tenha-se 16, 30 ou 50 anos”, remata.