Banda 1º de Dezembro de Campo Maior prepara desde setembro o concerto de aniversário

No dia 1 de dezembro de 1936 nascia a Banda 1º de Dezembro de Campo Maior. Uma coletividade que completa, na quinta-feira, 86 anos de existência. Para celebrar a data a Banda promove um grande concerto no Centro Cultural de Campo Maior. A Rádio Campo Maior foi acompanhar um dos ensaios da banda, que conta atualmente com 30 elementos.

Quinta-feira, 1 de dezembro, é também o dia em que também o maestro Francisco Pinto celebra 25 anos de direção de bandas filarmónicas. O maestro está há dois anos na direção da banda campomaiorense, mas a sua história com a 1º de Dezembro vem de longa data. “Em 1979 entrei para a banda, vindo de Elvas, com o maestro Francisco Raposo, para aprender mais um pouco, o que é sempre bom, depois regressei em 2020 e, desde aí a experiência tem sido de muito trabalho e temos trabalhado reportórios diferentes, para que a música continue a ser a protagonista”.

Depois de regressar há dois anos à Banda 1º de Dezembro, que conta com 30 elementos, Francisco Pinto refere que a encontrou “diferente e estagnada em termos musicais e formas de trabalhar o reportório”. Neste momento a escola de música funciona de segunda a sexta-feira a partir das 18.30 horas e aos sábados às 10 horas, sendo que ao final da tarde há ensaios.

Francisco Pinto revela que a banda conta, principalmente, com “instrumentos de sopro, mas temos que evoluir, temos já um vasto leque de instrumentos de percussão, também já temos bombo concerto, lâminas, viola baixo, teclado, ou seja, temos desde o flautim à tuba que é o instrumento mais grave”.

Um dos objetivos do maestro é que “todos os estilos musicais” sejam tocados. Para este concerto de aniversário, o maestro revela que “o reportório é muito difícil, estamos a trabalhar desde setembro”, mas acredita que os seus músicos “vão dar o seu melhor e vão conseguir e é isso que lhes transmito, porque acredito neles e eles deixam tudo no palco”.

Nos ensaios da Banda “tem que haver muito sacrifício porque a música exige muito trabalho de nós, por isso nos ensaios trabalhamos afinação, projeção de som, partes técnicas, dinâmicas e o conjunto em si, que levará ao produto final”, que será exibido no Centro Cultural.

Tivemos oportunidade ao longo do ensaio de falar com alguns dos seus membros. Alexandre Muacho toca saxofone e é o mais recente elemento da Banda e revela que foi incentivado pelo seu professor de música a ingressar, garantindo que experimentou e decidiu ficar, porque “é divertido, fui muito bem recebido por todos e gostei disso”.

A prova de que a arte musical é para todas as idades é que, já com 73 anos, João Varela decidiu, depois de estar ligado à música há vários anos, ingressar na Banda 1º de Dezembro, para tocar guitarra baixa. Considera que esta “é uma experiência muito agradável” e garante que “vai ser um grande concerto”.

Há 32 anos que Paulo Miranda integra a Banda de Campo Maior. Neste momento toca tuba e diz que foi o local onde cresceu e “é uma família e onde todos aprendem uns com os outros”. O músico acrescenta que este será “um grande concerto de uma grande banda e com um grande maestro, que é boa pessoa e trouxe coisas novas para a nossa banda”.

Já Leonor Soutino tem 13 anos, mas desde os cinco que ingressou na 1º de Dezembro, uma vez que também a sua mãe já fazia parte da coletividade e garante que aos longos dos anos tem vindo a evoluir ao nível da música.

Ensaios da Banda 1º de Dezembro que decorrem, normalmente, aos sábados, onde a Rádio Campo Maior teve oportunidade de acompanhar um pouco daquilo que é a realidade destes músicos e a forma como trabalham, neste momento, para preparar o grande concerto de amanhã, que assinala os 86 anos desta coletividade campomaiorense.