À terceira é de vez: obra da estação de esgotos de São Vicente vai acontecer em 2023

Depois de dois concursos sem qualquer empresa concorrente, a obra da estação elevatória, que permitirá à freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, ter os seus esgotos tratados a cem por cento, poderá arrancar em março de 2023.

Esta é, pelo menos, a esperança do presidente da junta, que tem tido sempre como prioridade esta obra, depois de inaugurada, em 2018, a ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) da freguesia. João Charruadas explica que a EPAL (Empresa Portuguesa das Águas Livres) voltou a abrir novamente o concurso, sendo que, agora, há duas empresas interessadas nesta empreitada.

“Com grande insistência por parte da junta, junto das entidades, seja da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), do Ministério do Ambiente, seja da EPAL, e num esforço conjunto do Município de Elvas, do anterior e do atual executivo, conseguimos que a EPAL abrisse novamente o concurso, que é já o terceiro. É um sinal de esperança que se resolva a situação dos esgotos”, revela João Charruadas, sendo que, atualmente, há ainda um emissário que corre a céu aberto, na estrada de Nossa Senhora da Ventosa.

O valor base do procedimento, adianta João Charruadas, muito devido “à pandemia e ao aumento do preço dos materiais”, subiu de 210 mil para 315 mil euros. “Com este aumento considerável, a EPAL chamou as duas empresas a concorrer e temos esperança que, no primeiro trimestre de 2023, esteja a obra a começar”, remata.