Primeiro avião 100% português, Startups e Air Fashion no Portugal Air Summit

A 6.ª edição do Portugal Air Summit, a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica, realiza-se entre 12 e 15 de outubro, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, e reúne intervenientes internacionais e nacionais da indústria dos setores de Aeronáutica, Espacial e Defesa.

Promovida pela Câmara Municipal de Ponte de Sor, em parceria com a The Race, esta edição tem como mote “Flying for a World of Opportunities”, com o objetivo de dar destaque às oportunidades disponíveis no setor, nomeadamente ao nível de investimento. Exemplo desse enfoque é a realização, pela primeira vez, do programa de incubação e aceleração de Startups, denominado Boost, que junta os principais mentores da indústria e investidores, no apoio ao desenvolvimento de projetos inovadores, com uma conexão a stakeholders do Médio Oriente.

O Portugal Air Summit `22, a maior edição desde a sua realização, destaca-se por ter um programa forte e com muitas novidades, entre elas, a apresentação do primeiro avião 100% português, no âmbito da agenda mobilizadora Aero.next Portugal, gerido pela EEA Aircraft, a inauguração do hangar de 8000m2, entregue à AEROMEC no seguimento da expansão do Centro Empresarial, Aeronáutico e Aeroespacial do Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e a realização do primeiro desfile de moda com fardas de companhias aéreas, o Portugal Air Fashion, na vertente mais lúdica.

A destacar ainda a realização da “IATA GTC – Global Trainig Conference”, que vai trazer, presencialmente, a Ponte de Sor cerca de 80 delegados, entre CEO’S, Diretores de RH e/ou Diretores de Formação, de companhias aéreas espalhadas por todo o mundo, a presença, pela primeira vez, de Embaixadas e Câmaras de Comércio e da “EEN – Europe Entreprise Network”, reputada associação que mobiliza várias empresas de toda a Europa para networking.

“O cluster de Ponte de Sor prossegue o seu trilho de inovação e afirmação, como parte estruturante do esforço nacional de desenvolvimento de capacidade no setor aeroespacial. E o reconhecimento deste percurso é o facto de Ponte de Sor pertencer às agendas mobilizadoras para Portugal com três grandes projetos: consórcio da agenda Aero.next Portugal que será responsável por produzir a primeira aeronave portuguesa; o consórcio da agenda Neuraspace, com o valor total do projeto 26 milhões de euros e que visa aumentar a capacidade da Europa de agir de forma sustentável no espaço; e o consórcio Magellan Orbital, para o desenvolvimento, operação e gestão de constelações de satélite que produzirão informação continuamos a desenvolver o Aeródromo Municipal de Ponte de Sor com novas empresas e obras de melhorias na infraestrutura, sem descurar a aposta na formação de recursos especializados para a indústria da aeronáutica. Neste âmbito, o Portugal Air Summit `22 assume-se como um importante veículo de promoção e Internacionalização dos ativos do nosso Território.”, destaca Hugo Pereira Hilário, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor.

“A 6.ª edição do Portugal Air Summit marca o regresso da cimeira à sua forma plena, depois dos múltiplos desafios que enfrentámos nos últimos anos. É também o ano da sua consolidação enquanto referência internacional de excelência do setor da aviação – tripulada e não tripulada – aeronáutica, espaço e defesa, não só pela elevada participação de empresas e entidades nacionais e internacionais, refletindo-se no aumento do número de expositores, como pelas novidades de crescimento que apresentamos. Destaco a qualidade televisiva da emissão em ambos os estúdios, ANAC e NAV, a existência de terceiro estúdio com a emissão do evento ‘IATA GTC – Global Trainig Conference’, num formato à parte, e ao nível do programa lúdico, destaco a realização do primeiro Portugal Air Fashion.” refere Nuno Molarinho, CEO da The Race, empresa organizadora do evento.

A partir de dois auditórios, e salas apropriadas para workshops e reuniões, bem como um espaço lounge propício a networking, o Portugal Air Summit garante a transmissão em direto de dezenas de conferências com os principais vultos nacionais e internacionais, painéis de discussão, apresentações e workshops. A cimeira – que na edição de 2021 proporcionou 89 conferências, contou com 200 oradores, mais de 90 parceiros, totalizou 10 milhões em negócios gerados diretamente no evento e teve mais de 30 mil espetadores – é um espaço de excelência, com ligações formais ou influentes nas mais diversas áreas do sector aeronáutico e aeroespacial, confirmando Ponte de Sor como um player no panorama internacional desta indústria.