Vila Viçosa, Borba e Évora disponíveis para receber refugiados

CruzVermelhaPortuguesaA Cruz Vermelha de Vila Viçosa vai disponibilizar uma casa de habitação para receber refugiados.

O presidente da delegação de Vila Viçosa, Eduardo Almeida, revela que “a Cruz Vermelha tem a obrigação de dar apoio a situações desta natureza. A sede nacional contactou as delegações para o que estava preparado em relação a esta questão e como em vila viçosa temos uma casa para alojamento opara situações pontuais de emergência, disponibilizamos esta casa para servir de apoio”.

O espaço tem capacidade para acolher sete pessoas e é composto por “três quartos, casa de banho, cozinha e sala de estar”. Para além da estadia, a Cruz Vermelha irá dar ainda apoio nas áreas da formação, saúde, alimentação, vestuário e calçado.

A casa está pronta a habitar pelo que poderá receber refugiados a qualquer momento.

Para o presidente da delegação de Vila Viçosa da Cruz Vermelha, este flagelo “é um panorama muito idêntico ao que se passou na 2ª guerra mundial. Calhou em pleno século XXI acontecer isto e temos que esperar para saber o que nos reserva porque acredito que não vai ser fácil”.

A Cruz Vermelha de Redondo vai também acolher refugiados em duas casas de habitação de beneméritos locais para 12 pessoas.

A Câmara Municipal de Évora mostrou-se disponível para acolher refugiados. Esta decisão foi aprovada em reunião pública e prevê apoio com alojamento, alimentação e integração.

O Ministério da Administração Interna anunciou ontem que Portugal vai acolher “até 4.500” refugiados que estão em Itália e na Grécia. A titular da pasta, Anabela Rodrigues, deu conta dos resultados da reunião do Conselho de Justiça e Assuntos Internos Extraordinários em Bruxelas.

Os ministros do Interior europeus aprovaram na tarde desta terça-feira 22 de Setembro por uma ampla maioria a repartição de 120.000 refugiados numa votação contra a Eslováquia, Roménia, República Checa e Hungria, enquanto a Finlândia se absteve.