Está aberta ao público a exposição “Da Decoração dos Tapetes de Arraiolos dos Pessanhas a Maria José Mendonça”, em Arraiolos, até ao dia 12 de fevereiro de 2023.
O desafio de montar esta exposição surgiu no período da pandemia, altura em que as casas de tapetes produziram para o Município de Arraiolos vários tapetes que são réplicas do século XVII. O objetivo desta exposição é “tentar recriar a cor original do tapete, uma vez que foram realizados vários estudos que provam que os tapetes que chegaram até aos dias de hoje não têm a cor original”, revela a presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto.
“O que nós tentamos produzir nesta exposição, foram tapetes com a cor que supostamente seria a cor original. Quando nós entramos neste espaço de exposições temporárias é um boom de cores que nos surge e que nos surpreende”, diz ainda a autarca.
A exposição decorre no concelho de Arraiolos, na rua Nova, e conta com a colaboração das casas de tapetes aderentes ao evento “O tapete está na Rua 2022”.