Hospital de Elvas “não fecha”: Ricardo Pinheiro critica “alarmismo” criado por Rondão Almeida

Ricardo Pinheiro, deputado do Partido Socialista, esteve, na tarde de ontem, 15 de janeiro, reunido com a direção do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAA), depois do presidente da Câmara de Elvas ter vindo a público criticar um alegado desinvestimento no Hospital de Santa Luzia. Segundo diz o antigo presidente da Câmara de Campo Maior, saiu desta reunião mais “descansado”, assegurando que o hospital não irá fechar.

O deputado, que revela ter ficado “estupefacto” pela forma como Rondão Almeida expressou a sua “preocupação”, no decorrer das cerimónias do 14 de Janeiro, em relação ao hospital de Elvas, fala num “alarmismo” do autarca em relação ao assunto e assegura que, desde logo, deveria ter existido, por parte do autarca, “um diálogo aberto e franco” com a Unidade Local de Saúde.

“Como responsável daquilo que é a representação pública e política dos habitantes do Alto Alentejo, não podia ficar impávido e sereno àquilo que foi o alarmismo do senhor presidente da Câmara de Elvas, em relação a esta questão. Depois da reunião mantida com o diretor da unidade e a diretora clínica, a doutora Vera Escoto, acho que podemos ficar completamente descansados”, garante.

Ricardo Pinheiro adianta que, ainda antes de ter reunido com a ULSAA, procurou perceber, junto do Ministério da Saúde, a forma como o hospital de Elvas “tem vindo a funcionar”. “A saúde é uma área, onde à escala nacional muita coisa tem de ser melhorada, mas o hospital de Elvas foi um hospital fundamental para dar resposta a muitos dos problemas que aconteceram, por exemplo, no hospital de Portalegre. Foi um hospital de retaguarda essencial para garantir aquilo que foi o excesso de afluência às urgências do hospital de Portalegre”, acrescenta.

Avançando que serão investidos, ao abrigo do programa operacional Portugal 2030, “cerca de 20 milhões de euros” no hospital de Santa Luzia, Ricardo Pinheiro recorda ainda alguns dos investimentos feitos, ao longo dos últimos anos, nesta unidade de saúde, como a Clínica de Alta Resolução e a melhoria dos equipamentos de TAC, mamografia, ecografia e do próprio bloco operatório.

O deputado diz-se ainda satisfeito por saber que tanto as Unidades de Saúde Familiares (USF) de Elvas, como a de Campo Maior, passarão ao modelo B. “Só reflete a importância que se tem dado aos profissionais de saúde, nestas USFs, e o nível de atenção com que se olha para a saúde nestes dois concelhos”, garante.

Nesta reunião com o Conselho de Administração ULSAA, Ricardo Pinheiro fez-se acompanhar de Luís Moreira Testa, presidente da Federação Distrital de Portalegre do PS, e do antigo presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha.