Campo Maior: jovens voluntários dão importante ajuda nas atividades de verão

Neste período de pausa letiva, e com os Clubes de Verão, quer do Município de Campo Maior, quer do programa Escolhas, a decorrer na vila, os monitores e responsáveis por estes projetos contam com a ajuda de alguns jovens que, até há relativamente pouco tempo, também usufruíam destas iniciativas.

É o caso de Maria Tinoco, de apenas 12 anos, que, nos Clubes de Verão, do centro comunitário, procura ocupar o seu tempo livre a cuidar dos mais pequenos e a realizar algumas atividades com eles. Fomos encontrá-la a acompanhar um grupo de crianças, numa das idas à piscina da vila. “Ajudo as crianças, jogo com elas, faço atividades, cuido delas”, enumera as tarefas desempenhadas, assegurando que, enquanto ajuda, também acaba por se divertir, não deixando de ir a banhos.

Já Luís Damião (um dos jovens na imagem), de 15 anos, tem sido uma ajuda importante às responsáveis do programa Escolhas, nestas férias de verão (ver mais aqui). Garante que gosta bastante de crianças, sendo que, para além dos cuidados com os mais novos, nas idas às piscinas, ao longo das semanas, desenvolve com eles diversas atividades. “Ajudo as crianças a meter protetor, brinco com elas na água e na hora de almoço chamo-as e ajudo-as a preparar a comida”, explica Luís, à beira da piscina.

Enquanto voluntário, Luís garante que, para além de ter uma ocupação, nestas férias, acaba por fazer algo de que gosta. “Gosto de crianças e assim divirto-me também. Não fico quieto em casa e faço o que gosto”, revela, adiantando que, quanto não vai à piscina, com os mais novos, procura desenvolver outras atividades no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, como expressão dramática e desporto.

No âmbito do programa Escolhas, este jovem ajudou também a fundar um clube de futebol, com crianças de etnia cigana, em que o principal objetivo é “motivá-las para o desporto” e para a inclusão e integração. “Estamos a trabalhar neste projeto há três anos, mas só este ano é que entramos em competição”, revela, assegurando que, depois de uma primeira participação num torneio, onde a equipa se ficou pelas meias-finais, agora “é trabalhar” para serem campeões.

Os Clubes de Verão do Município de Campo Maior decorrem até 26 de agosto, enquanto o programa Escolhas não interrompe as suas atividades, com vista, seja no decorrer do ano letivo, seja nas pausas letivas, à integração e inclusão social de crianças e jovens, provenientes de contextos mais vulneráveis.