Comércio da Extremadura vai receber até 30 mil euros para melhorar eficiência energética

A Junta da Extremadura disponibiliza uma linha de ajuda à adequação de instalações e melhoria da eficiência energética dos estabelecimentos comerciais, que estará aberta até 25 de outubro deste ano, e que inclui o fecho automático das portas das empresas para cumprimento o decreto de economia de energia promovido pelo governo central. Através desta chamada, dotada de três milhões de euros financiados a 80% com fundos FEDER, o executivo da Extremadura cumpre o compromisso que assumiu na semana passada com os empresários.

As despesas elegíveis incluem a adequação das instalações comerciais, sistemas de fidelização de clientes, eficiência energética, despesas de publicidade, despesas de contratação de serviços profissionais para acessoria de marketing no ponto de venda, para melhorar a reputação digital, para design de loja e vitrines, acessibilidade universal, como bem como a inteligência artificial aplicada ao comércio.

Concretamente, estes auxílios consistem num subsídio de 50% das despesas elegíveis, com um limite máximo global de ajudar por estabelecimento de 30 mil euros e um investimento mínimo de 1.500 euros. Caso o projeto inclua investimentos na melhoria da acessibilidade, a ajuda será de 60%.

De recordar que uma das medidas de poupança energética impostas pelo Governo é que os estabelecimentos devem ter um sistema de fecho automático das portas viradas para a rua, uma medida que deve ser aplicada até 30 de setembro.

Esta obrigação existia desde 2009 com exceção das instalações que são aquecidas com energia renovável, que também terão de ser adaptadas.

A 10 de agosto, entrou em vigor o pacote de medidas do Executivo Pedro Sánchez para reduzir o consumo de energia em Espanha. Estas consistem principalmente no facto de a climatização dos edifícios (administrativo, comercial e restauração) não poder ser inferior a 27 graus no verão ou 19 no inverno. Além disso, após as 22 horas, as vitrinas e a iluminação dos prédios públicos que estiverem vazios nesse horário devem ser desligadas.