João Matias vence quarta etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

No dia em que se ficou a saber que a Volta do próximo ano vai começar em Viseu e que, em 2024, no âmbito da candidatura da autarquia a Cidade Europeia do Desporto, será aqui o final da competição, João Matias tratou de garantir nova vitória tornando-se, ontem, segunda-feira, 8 de agosto, o primeiro a bisar na 83ª Volta a Portugal Continente.

O ciclista da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados estreou-se a vencer na prova em Castelo Branco e agora, dois dias depois, celebrou novo triunfo.

João Matias afirmou que “hoje era uma das etapas que estava marcada para mim e para a equipa. Estamos tão perto de Mortágua… Vi a placa e as pessoas a dizer ‘Mortágua em frente’… O Pedro Silva está lá em cima a olhar por nós”, afirmou o vencedor em Viseu, lembrando o mentor da equipa falecido o ano passado. “Não gastei uma pinga de força, nem quando furei. Eles [companheiros de equipa] deixam-me orgulhoso. Esta é inteiramente deles. Antes [da etapa] de estar marcada para mim, está para a equipa. O Bruno [Silva] é um amigo. Ele abdicou muitas vezes por mim. Hoje calhou para mim, mas enquanto ele esteve na fuga, acreditei que a fuga vencesse”, acrescentou. “Foi só chegar ao fim e seguir o plano que o Gustavo [Veloso] delineou perfeitamente”, finalizou João Matias apontando agora baterias para a chegada a Maia, na quinta-feira, que possivelmente será também discutida em pelotão compacto.

Já Maurício Moreira manteve a Camisola Amarela Continente, numa etapa em que a Glassdrive-Q8-Anicolor preocupou-se em proteger o líder, enquanto as equipas que ambicionavam um final ao sprint tiveram de trabalhar.

Foi a Wildlife Generation que mais assumiu essa responsabilidade nos 169,1 quilómetros que ligaram Guarda a Viseu. Esta quarta etapa era especialmente concebida para os sprinters, ainda que o terreno não fosse o que se pudesse chamar de plano.

Esta terça-feira, 9 de agosto, não se pedala. O dia está reservado para a 15ª Etapa da Volta Brisa RTP, a já habitual jornada de cicloturismo aberta a todos e que vai animar e percorrer Viseu passando por algumas das paisagens da região.