Museu Militar de Elvas comemorou hoje 6 anos de existência

AniversarioMuseuMilitarElvas2015AO Museu Militar de Elvas comemorou hoje 6 anos de existência.

Presidiu à cerimónia o tenente-general vice-chefe do estado-maior do exército, Pereira Agostinho, que garante que o Museu Militar de Elvas “não sendo o mais visitado, é um dos museus do exército mais visitados”.

O tenente-general vice-chefe do estado-maior do exército, Pereira Agostinho revelou ainda à nossa reportagem que as viaturas que estão no museu vão ser deslocadas para Benavente: “as viaturas pesadas que neste momento estão amontoadas em Elvas, temos a expectativa de as tirar daqui porque não há condições de as ter e passa-las para Benavente, para um museu vivo”.

O tenente-coronel Joaquim Bucho, diretor do Museu Militar de Elvas, garante que esta é uma infraestrutura “que só faz sentido com o apoio da população elvense. Este sexto aniversário tem que ser da população de Elvas, porque este museu é nosso, é militar, mas também é dos elvenses”.

O diretor do museu militar de Elvas mostrou-se preocupado com a reestruturação que o Exército vaiAniversarioMuseuMilitarElvas2015B sofrer, garantindo que é necessário colocar pessoas qualificados no museu: “há que referir que o museu vive de pessoas, que conseguem levar o museu lá fora. O exército vive mais uma reestruturação que inclui a diminuição de efetivos e espelha-se tal como ao longo de toda a estrutura do exército, também na estrutura do Museu Militar de Elvas. O que pedi hoje foi que principalmente pessoas qualificadas e que queiram estar”.

Hoje foi entregue um projeto pelo Museu Militar de Elvas ao Exército, para que o espaço museográfico das viaturas militares seja aumentado e ainda o apoio a um protocolo para a criação de um centro equestre: “foi hoje entregue ao Exército a solicitação de apoio para um projeto relacionado com o aumento da área museográfica das viaturas militares, para que a curto prazo consiga aumentar este espaço. A médio prazo foi a solicitação para que consigamos fazer parcerias, nomeadamente com a Câmara Municipal de Elvas, o Instituto Politécnico de Portalegre, o Exército e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, para a construção de um centro equestre”.

A vereadora Vitória Branco marcou presença nas comemorações, em representação do município, e garantiu à nossa reportagem que “o Museu Militar de Elvas é um dos pontos fortes da cidade”.

Durante as comemorações do 6º aniversário do Museu Militar de Elvas foram ainda condecorados 17 militares e assistentes operacionais do exército.