“Água com Conta e Medida” é a campanha criada pela Deco que alerta para a falta de água

A Deco lançou a campanha “Água com Conta e Medida” que pretende sensibilizar para o tema da falta de água, uma situação que se vive na região do Alentejo, devido às altas temperaturas e ao período de seca extrema.

Desta forma, Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da delegação do Alentejo da Deco, explica que esta é uma forma de promover comportamentos mais ecológicos e sustentáveis nos consumidores.

Em casa, o consumidor pode mudar alguns hábitos e por isso, Helena Guerra realça que é na casa de banho que há um maior consumo de água, podendo ser adotadas medidas como “fechar a torneira enquanto escova os dentes e ensaboa as mãos, por minuto, as poupanças podem chegar aos 12 litros de água”, ou até “caso não tenha uma dupla descarga no seu autoclismo, coloque uma garrafa de 1,5 litros, cheia de areia, dentro do depósito da água” podendo diminuir a descarga para 8 litros.

Já na divisão da cozinha também se pode poupar água reaproveitando de várias formas ou utilizando redutores de caudal.

Helena Guerra relembra ainda que nos quintais, ou jardins e até mesmo a lavar o carro é possível utilizar menos água, “regue as plantas nas horas de menor calor, de preferência à noite, para evitar perdas por evaporação até porque usar uma mangueira pode gastar até 18 litros de água a cada minuto”.

Se adotar comportamentos eficientes de uso de água, pode chegar a uma poupança de 120 litros de água por dia e para ajudar os consumidores a poupar água, a DECO lançou a campanha informativa Água com Conta e Medida.