Centro de Artes e Ofícios do Património aberto até ao final do ano

CentroArtesOficiosElvasO Centro de Artes e Ofícios do Património (CAOP) foi apresentado ontem, dia 18, na Câmara Municipal de Elvas.

Este centro resulta da cooperação entre quatro entidades: as câmaras municipais de Elvas e Campo Maior, o ayuntamiento de Badajoz e a Associação InCIDADES.

Ricardo Pinheiro, presidente da câmara municipal de Campo Maior, considera esta iniciativa “muito útil para a região, principalmente para os concelhos que têm nos seus planos recuperação de património abaluartado, como é o caso de Campo Maior”.

Margarida Alçada, da InCIDADES, explicou-nos no que o espaço vai “dar formação na área da requalificação do património, nomeadamente, a pintura a cal, reboco de cal, pintura a fresco, marmoreados fingidos e recuperação de portas e janelas de madeira, Complementarmente, vamos dar formação em hortas urbanas e jardins históricos, entre outras”.

O Centro vai ficar instalado num prédio, do século XV, situado junto ao Largo dos Terceiros, em Elvas.

 

Germán Lopez, em representação do ayuntamiento de Badajoz, considera que estes projetos “evolucionam ainda mais o projeto da Eurocidade”.

“Elvas é uma cidade com muito património e parece-me que este espaço que hoje conhecemos vai tornar-se numa zona muito visitada. Desde Badajoz estamos muito felizes com o projeto da Eurocidade por isso, consideramos que a cooperação e entre ajuda entre todos é uma maravilha”, sublinhou. 

A apresentação realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguindo-se uma visita às instalações do centro e ao Museu de Arte Contemporânea onde se realizou a degustação de produtos regionais.