Cuidados redobrados com os mais novos nas piscinas de Campo Maior

Verão é sinónimo de calor, descontração e, claro, de idas a banhos.

Em Campo Maior, nas piscinas municipais descobertas, são as crianças e jovens, sobretudo, durante a semana, que frequentam aquele equipamento, acompanhados dos monitores e responsáveis, quer pelos Clubes de Verão do Município, quer do programa Escolhas.

Com este público mais novo, principalmente, é preciso ter alguns cuidados, sendo que, como explica o nadador-salvador João Trindade (na imagem), o seu papel, acima de tudo, é de prevenir que acidentes aconteçam, fazendo, entre outros, com que as crianças evitem correr e chamando-as à atenção quando mergulham, para que não se magoem.

“Meter protetor, hidratar bem, quando mergulham tentar ver se há alguém na água, ou não, para não se aleijem e evitar as horas de maior calor”: são estas as principais recomendações do nadador-salvador. “Comer bem” é outro dos conselhos de João Trindade, que lembra que, na maioria das vezes, os mais novos “só querem andar na água e não comem”, sendo que, quando assim acontece, podem ocorrer desmaios.

“As crianças vêm divertir-se e nós deixamos andá-las um bocadinho à vontade, mas quando temos de corrigir ou dizer alguma coisa, dizemos. Isto é um espaço agradável, toda a gente deve vir, para aproveitar o verão”, diz ainda.

As piscinas municipais de Campo Maior abriram ao público, de forma ininterrupta, a 1 de julho. Abertas até 15 de setembro, funcionam às segundas-feiras, das 15 às 20 horas, e de terça-feira a domingo, das 9.30 às 20 horas.