Museu da Alfaia Agrícola de Estremoz reabre ao público

Museu_Alfaia_EstremozAs “Reservas Visitáveis” do Núcleo Museológico da Alfaia Agrícola abrem hoje ao público num pavilhão junto aos antigos Silos da EPAC, em Estremoz.

Há cerca de nove anos que o Núcleo Museológico da Alfaia Agrícola, encerrou por motivos de segurança. Após um vasto programa de intervenção, com uma conservação curativa, restauro e limpeza profunda, o acervo vai abrir novamente, para que os Estremocenses e demais visitantes possam fruir de uma das mais interessantes e relevantes coleções do antigo mundo rural existentes no nosso País.

A dimensão do acervo do Núcleo Museológico da Alfaia Agrícola e a exiguidade do espaço atual, exigiram uma nova abordagem metodológica de apresentação das coleções existentes.

Na impossibilidade de recriar ambientes de trabalho agrícola, que seria a solução ideal, optou-se por concretizar a ideia de uma “Reserva Visitável”.

Assim, o espaço foi ocupado pelas peças de uma forma sistemática, por tipologias organizadas em categorias e subcategorias, com as respetivas denominações. Este princípio de apresentação, além de uma melhor arrumação, permite essencialmente observar as diferenças entre peças da mesma categoria, subcategoria, denominação e função, ajudando igualmente a compreender a sua evolução técnica e histórica.

O acervo ainda não se encontra totalmente recuperado, havendo ainda muito trabalho a ser desenvolvido, mas este será efetuado ao longo dos próximos meses, dando-se, assim, continuidade ao estudo e catalogação das peças.

As visitas poderão realizar-se de terça a sábado, com entrada gratuita, das 09h00/12h30 e das 14h00/17h30.

A partir de setembro, com o início do novo ano escolar, será possível realizar visitas guiadas, com marcação prévia nos Serviços Educativos do Museu Municipal