IPP integra consórcio premiado pela Comissão Europeia

O Instituto Politécnico de Portalegre faz parte de um consórcio internacional, de 11 entidades académicas e empresariais, premiado no âmbito do Horizonte Europa: “Clima, Energia e Mobilidade”.

A Comissão Europeia atribuiu 12,5 milhões de euros (M€) a 11 projetos com participação nacional no Horizonte Europa. Portugal participou em 78 candidaturas e obteve uma taxa de aprovação de 14,1%. São 21 as entidades nacionais com participação nas propostas selecionadas, uma dos quais com coordenação portuguesa, da qual faz parte o IPP.

Luís Loures, presidente do instituto, considera que é muito bom para o politécnico vencer estes projetos “pois têm uma grande envergadura financeira e permitem que a instituição de ensino cresça”.

O projeto com coordenação nacional chama-se HYFUELUP, é liderado pelo Laboratório Colaborativo BIOREF e conta com quatro parceiros portugueses: o Laboratório Nacional de Energia e Geologia, o Instituto Politécnico de Portalegre, a DouroGás Renovável e a Circlemolecule. Com um orçamento total de cerca de 10,3 M€, pretende desenvolver uma tecnologia de conversão de resíduos (florestais, por exemplo) em biocombustível 100% renovável para frotas de pesados de mercadorias.