InnovPlantProtect socorre-se do SIG no trabalho de proteção de plantas

Com o Sistema de Informação Geográfica, conhecido como SIG, iniciou-se, há algum tempo a esta parte, uma nova “era” para a geografia. Esta tem vindo a ser uma ferramenta importante também no trabalho que é desenvolvido no InnovPlantProtect, em Elvas, na aplicação prática na proteção de plantas e dos sistemas agroflorestais.

O SIG, segundo a diretora do Departamento de Monitorização e Diagnóstico do laboratório colaborativo, Ilaria Marengo, é “um sistema de recolha, de organização e de análise de dados, referenciados espacialmente, ou seja, os dados têm uma coordenada geográfica, como é o caso de estradas, prédios, árvores, montanhas, rios e, assim por adiante.

Esta ferramenta, adianta a investigadora, organiza a informação em camadas, o que permite “encontrar relações, padrões e pistas, que ajudam a tomar melhores decisões, tanto no tempo quanto no espaço”.

No caso do InnovPlantProtect, o SIG é usado para construir ferramentas de apoio à decisão para os governantes que atuam na contenção e monitorização da propagação de pragas e doenças. “Se um agricultor fizer soar o alarme, dizendo que algo estranho está a acontecer na sua propriedade, que as plantas estão a morrer, os especialistas visitam o campo e descobrem que, na verdade, a planta foi afetada por uma doença”, revela Ilaria Marengo.

Para que se construir uma ferramenta SIG “eficiente e útil”, existem várias instituições públicas que fornecem os dados necessários, como a Direção Geral do Território, a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento e a Direção Geral de Alimentação e Veterinária. “Outras entidades que fornecem dados são as universidades, uma vez que os cientistas realizam muito trabalho de campo e investigações”, diz ainda a investigadora.

O programa desta semana do InnovPlantProtect para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.